Como dar pílulas de Cranberry para gatos

Escrito por cristina garcia | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como dar pílulas de Cranberry para gatos
A infecção do trato urinário em gatos é comum (cat image by tnk333 from Fotolia.com)

O extrato de oxicoco (Cranberry) é utilizado para tratar infecções bacterianas no trato urinário em humanos e cães, já que ele evita que a bactéria E. coli se prenda à parede da bexiga. Entretanto, gatos com esse problema não possuem bactéria nessa região. Infecções no trato urinário de felinos são caracterizadas pela formação de cristais de estruvite, que acarretam na urina alcalina. A grande quantidade de vitamina C encontrada no extrato de cranberry diminui o pH da urina dos gatos, dissolvendo os cristais. Deste modo, uma pílula de cranberry pode ser um tratamento adequado para a infecção do trato urinário de seu gato.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pílula de cranberry
  • Toalha
  • Aplicador de pílula
  • Pill Pocket (petisco oco com tampinha para colocar o remédio dentro)
  • Petisco para gatos
  • Manteiga

Lista completaMinimizar

Instruções

    Utilizando o método do dedo

  1. 1

    Cubra a pílula com um pouco de manteiga. Isso fará com que ela fique mais fácil de se engolir.

  2. 2

    Contenha seu gato. Coloque-o em seu colo e segure-o firmemente ou enrolhe uma toalha em volta dele como xale, prendendo suas patas para evitar que você seja arranhado. Peça ajuda de alguém para tornar a tarefa mais fácil. Coloque seu gato em uma mesa ou em um ponto elevado para facilitar. Peça para seu ajudante segurar o animal por trás, com um braço em cada lado do gato, agarrando o cotovelo de cada perna dianteira. Coloque uma toalha em volta do pescoço e das patas do gato como um xale.

  3. 3

    Segure a pílula de cranberry coberta com manteiga entre o polegar e o dedo indicador da mão direita. Segure a cabeça do gato para trás com sua mão esquerda e incline-o para cima. Abra sua boca com o dedo médio de sua mão direita.

  4. 4

    Insira a pílula na boca de seu gato. Coloque-a no centro da língua e mais para dentro possível. Não coloque a pílula diretamente na garganta, pois isso pode fazer com que ele se engasgue.

  5. 5

    Remova seus dedos da boca do gato e feche sua mandíbula. Segure sua boca fechada com sua mão direita até perceber que o gato engoliu a pílula. Você pode estimulá-lo a engolir soprando suavemente seu nariz ou massageando a área da garganta. Fique atento ao sinais de que seu gato já tenha engolido o medicamento. Se o gato lamber ou fizer movimentos na área da garganta, podem ser indicativos de que ele já tenha engolido.

  6. 6

    Solte seu gato e lhe de um petisco ou algo para comer. Isso vai fazer com que ele associe a ingestão das pílulas com um evento positivo e vai ajudar o medicamento a passar por seu estômago, no caso de ficar preso pelo caminho.

    Utilizando um aplicador de pílulas

  1. 1

    Utilize um aplicador de pílulas. Ele é um dispositivo de plástico com pequenos suportes de borracha em uma das pontas que segura a pílula até que o pistão seja pressionado.

  2. 2

    Cubra a pílula com um pouco de manteiga. Isso vai fazer com que ela fique mais fácil de se engolir. Insira a pílula de cranberry com manteiga na ponta do aplicador.

  3. 3

    Contenha seu gato. Coloque-o em seu colo e segure-o firmemente ou enrolhe uma toalha em volta dele como xale, prendendo suas pernas para evitar que você seja arranhado. Deixe-o voltado para o lado direito se você for destro e vice-versa. Com sua mão esquerda segure seu gato nas maçãs do rosto, com sua palma no todo da cabeça dele. Incline sua cabeça para cima. Isso vai abrir a boca dele automaticamente. Use seu dedo anelar e mínimo da mão direita para manter a boca aberta enquanto seus outros dedos seguram o aplicador.

  4. 4

    Coloque o aplicador, posicionando a pílula por cima do centro da língua e mais para dentro possível. Não coloque-a diretamente em sua garganta aberta, pois isso pode fazer com que ele se engasgue.

  5. 5

    Aperte o pistão, retirando rapidamente o aplicador e fechando a boca de seu gato. Mantenha a boca fechada até perceber que ele já engoliu. Alguns sinais disso são movimentos na área da garganta ou lambidos. Solte seu gato.

  6. 6

    De um petisco para seu gato imediatamente após lhe dar a pílula. Isso vai associar a ingestão do medicamento com um evento positivo e vai ajudar para que ela passe pelo estômago, no caso do remédio ficar preso em algum local.

    Utilizando um Pill Pocket

  1. 1

    Utilize um Pill Pocket. Ele é um petisco oco com tampinha. Ele é desenvolvido de para colocar o comprimido dentro, tornando a ingestão mais fácil. O aroma saboroso do produto também transforma a ingestão das pílulas em uma experiência positiva para seu gato. Utilize um desses se você não quiser forçar a pílula para dentro da garganta de seu gato ou se o seu animal de estimação tem tendências a morder.

  2. 2

    Insira a pílula no petisco e aperte sua tampinha para fechá-lo.

  3. 3

    Alimente seu gato com o petisco com o remédio dentro, como faria com um petisco comum.

Dicas & Advertências

  • Sempre consulte um veterinário antes de medicar seu gato.
  • Não dê extratos de oxicoco (cranberry) para gatos com problemas renais, pois eles não conseguem processar o ácido benzoico contido nelas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível