×
Loading ...

Como dar a sua primeira aula de música

Se você é um professor, sua primeira aula provavelmente será a mais difícil, porque você não sabe o que esperar. Para professores de música, a primeira aula serve para avaliar o aluno. Após a avaliação, adapte as aulas de acordo com as habilidades do estudante. Isso significa que você deve estar preparado para ensinar a estudantes de diferentes níveis, e uma boa ideia é começar pelo básico.

Instruções

Sua aluna não vai se tornar uma profissional da noite para o dia, mas, com a sua ajuda, ela será capaz de desenvolver a voz (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Prepare-se para a primeira aula. Escreva um planejamento e escolha algumas músicas que sejam boas para seu aluno cantar ou tocar. Escolha pedaços diferentes de música que funcionem para alunos de diferentes níveis, caso não tenha certeza do nível de habilidade dele. Se for tocar um instrumento também, afine-o. Faça um plano de aula detalhado com os tópicos que deseja abordar e tente incluir atividades extras para o caso de sobrar tempo.

    Loading...
  2. Apresente-se, fale sobre a sua experiência musical e explique as regras da aula. Peça para que o seu aluno se apresente e fale sobre sua experiência. Se houver algo que você queira que o aluno faça ou não faça, diga a ele.

  3. Pergunta ao aluno qual a sua expectativa para a aula. Tente descobrir o que ele deseja aprender e o quão rápido espera melhorar. Isso vai lhe ajudar a preparar as próximas aulas e adaptá-las às expectativas do aluno.

  4. Peça para o aluno cantar as escalas ou tocar uma música simples em seu instrumento para dar uma melhor ideia acerca do nível do desempenho.

  5. Comece com alguns exercícios de aquecimento que foquem em um aspecto musical, como harmonia ou passo. Por exemplo, peça para o aluno bater palmas enquanto canta uma melodia, para desenvolver o ritmo.

  6. Ensine um pedaço simples de uma música ao aluno. Como é a primeira aula, eles não devem ser complicados. Desenvolva-os nas aulas seguintes. Se o aluno não possuir sequer habilidades iniciais, comece ensinando as escalas.

  7. Diga aos seus alunos para praticarem aquele excerto como dever de casa ao longo da semana, por cerca de meia hora por dia. Na aula seguinte, peça para o aluno tocar a música para ver se ele praticou.

Loading...

Dicas

  • Se estiver ensinado alguém a tocar um instrumento, afine-o antes de começar.
  • Não tenha medo de perguntar se o aluno gostou da aula. Ele provavelmente vai saber que essa é sua primeira aula, e não é um sinal de fraqueza perguntar do que ele gostou e do que não gostou.

Referências

Loading ...
Loading ...