on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como dar um tom mais escuro aos móveis de madeira da sala de jantar?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os móveis da sala de jantar são os que dão o tom da casa do ponto de vista de um convidado. Móveis escuros dão uma sensação diferente do que os móveis claros, tanto no que se refere à iluminação e claridade no cômodo quanto em relação à sua elegância. Tingir seus móveis de uma tonalidade mais escura, apesar de exigir muito trabalho, é uma tarefa relativamente simples que requer mais força bruta do que experiência em fazer melhorias na casa. Qualquer um consegue dar novo acabamento aos seus móveis sem a necessidade de ferramentas, devendo apenas adquirir alguns materiais. A mudança na atmosfera do ambiente após a aplicação da tintura na madeira será dinâmica e imediata.

Instruções

Escurecer a cor dos móveis da sua sala de jantar é algo que pode ser feito em um final de semana (Buccina Studios/Photodisc/Getty Images)
  1. Desmonte todas as peças dos móveis da sala de jantar retirando as almofadas das cadeiras e as partes móveis da mesa até que elas estejam inteiramente separadas. Lixe cada uma das peças em todas as suas superfícies com uma lixa de granulado médio fazendo movimentos suaves e uniformes no sentido dos veios da madeira. Continue a lixar até que o tingimento antigo tenha sido inteiramente removido. Limpe cada uma das superfícies com um pano para remover todo o pó de madeira.

    Loading...
  2. Coloque cada peça dos móveis sobre blocos ou chapas de madeira colocadas sobre jornal para evitar que a tintura respingue no chão. Com um pincel, passe a tintura nas peças em pinceladas suaves e uniformes no sentido dos veios da madeira e do lixamento. Aplique a tintura em quantidades pequenas por vez para evitar que ela se acumule ou escorra. Erga as peças para conseguir fazer a aplicação também nas áreas dos pés dos móveis, que estão mais próximas ao chão.

  3. Deixe o tingimento secar por quatro horas e então lixe levemente as superfícies com uma lixa de granulado fino. Passe um pano para limpar e então aplique mais uma camada fina de tintura. Repita o processo até que as peças atinjam a tonalidade desejada.

  4. Deixe o tingimento secar completamente por pelo menos seis horas e então lixe as peças levemente. Limpe-as e depois passe sobre elas um selador de poliuretano para móveis do mesmo jeito que você fez com a tintura em camadas finas. Aplique o selador em pinceladas suaves e uniformes no mesmo sentido da tintura e do lixamento.

  5. Deixe a primeira demão de poliuretano secar por quatro horas antes de lixá-lo levemente e aplicar uma segunda camada. Continue a lixar e aplicar o selador até atingir pelo menos quatro demãos, necessárias devido ao uso intenso desse tipo de mobília. Faça mais aplicações caso seus móveis sejam usados com muita frequência.

  6. Deixe as peças secarem de um dia para o outro e então monte os móveis novamente de acordo com a sua disposição original.

Loading...

Dicas

  • Aplique tanto a tintura quanto o selador em camadas bem finas e repetidas para obter melhores resultados, evitando que se acumulem ou formem bolhas.

O que você precisa

  • Lixa
  • Pano
  • Jornal
  • Blocos de madeira
  • Tintura de madeira
  • Pincel
  • Poliuretano

Referências

Loading ...
Loading ...