×
Loading ...

Como fazer um dardo caseiro

Atualizado em 17 abril, 2017

O arremesso de dardo tem sido um dos eventos mais ilustres no atletismo da história, pois é um dos mais antigos. Iniciados nos primeiros jogos olímpicos gregos, os dardos eram originalmente lançados na direção de um alvo, enquanto o atleta movia-se em cima de um cavalo. Embora atualmente não seja lançado durante a movimentação, o lançamento do dardo ainda é uma parte integrante dos Jogos Olímpicos. Criar seu dardo é o meio perfeito de aperfeiçoar tanto o equilíbrio do objeto como, também, aumentar o seu conhecimento sobre o esporte em si.

Instruções

Fazer um dardo dará a você a habilidade de lançá-lo quando quiser (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça uma marca a 7,5 cm da extremidade da cavilha ao redor da sua circunferência. Esse será o local onde começará a fazer a ponta.

    Loading...
  2. Talhe a madeira a partir da linha cavada na direção da extremidade da cavilha, em rotação constante, para criar uma ponta uniforme.

  3. Passe a linha em cinco chumbadores. Depois, amarre-os no dardo, com cerca de 2,5 cm do início da extremidade afiada.

  4. Enrole a linha ao redor dos chumbadores e da madeira, de forma bem apertada, para garantir que ficarão no lugar.

  5. Se desejar, endureça a ponta do dardo no fogo, escurecendo a madeira. Retire e deixe-o esfriar, antes de jogá-lo. Adicione mais chumbadores, se o peso não estiver correto.

Loading...

Dicas

  • Entalhe o corpo do dardo para adicionar detalhes decorativos na madeira. Se o entalhe for longo e o peso da madeira reduziu consideravelmente, remova alguns chumbadores.

O que você precisa

  • Cavilha com 1,80 m de comprimento, por 5 cm de diâmetro
  • Formão para entalhar madeira
  • Chumbadores para pesca, de tamanho grande
  • Linha
  • Fogueira pequena (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...