on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é um decantador de uísque?

Atualizado em 23 março, 2017

Um decantador é uma garrafa de vidro ou cristal utilizada para armazenar vinho e outras bebidas antes de servi-las. Para vinho, um decantador pode permitir que ele seja oxigenado ou que alguns elementos mais agressivos evaporem. Decantar um uísque, por outro lado, é algo normalmente feito para fins estéticos.

Ao falar de uísque, a grande questão é se devemos servir com gelo ou sem (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não usar o decantador

Quando a destilaria Macallan decidiu vender um uísque escocês envelhecido por 64 anos, fê-lo em garrafas especiais que foram leiloadas por valores entre US$ 6.000 e US$ 9.000 cada. Um funcionário da empresa dona da Macallan disse que decantar o uísque não mudaria seu gosto por causa do alto teor de álcool -- cerca de 40%.

Loading...

Decantar

Os decantadores existem em uma ampla variedade de formas e os colecionadores geralmente possuem belos exemplares. Além de sua beleza, há algumas boas razões para possuir um e elas têm a ver com o formato da garrafa original na qual o uísque é vendido. A maioria das garrafas de uísque é alta e fina, derramando facilmente. Algumas garrafas vêm com uma base muito ampla, tornando mais difícil o derramamento. Nos navios marítimos, esse formato veio a calhar, pois evitava que a oscilação do barco desperdiçasse a bebida.

Escolhendo os decantadores

Já que os decantadores de uísque são geralmente usados ​​para fins decorativos, escolha os que o agradarem mais. Eles podem ter estilos modernos mas, em geral, esse tipo de artigo decorativo pede um estilo mais antiquado, combinando com charutos e painéis de madeira escura. Devido a isso, os decantadores tendem a ter modelos mais clássicos.

Riscos

Muitas garrafas são feitas de cristal de chumbo, sendo que o chumbo pode contaminar o álcool, levando a um envenenamento. Um relatório de 1992 do Departamento de Serviços de Saúde da Califórnia observou que a absorção de chumbo foi maior em bebidas alcoólicas com níveis de pH mais baixos. A quantidade máxima de tempo que o álcool foi armazenado em garrafas foi de 14 dias. Os pesquisadores concluíram que "o consumo de bebidas alcoólicas armazenadas em garrafas de cristal de chumbo é considerado perigoso."

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...