×
Loading ...

Como decifrar o significado dos símbolos celtas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os povos celtas da Escócia, Irlanda e do País de Gales desenvolveram e usaram vários símbolos importantes. Representando suas crenças e práticas, os símbolos contam a história das suas vidas. Mesmo os objetos cotidianos eram decorados com figuras e símbolos, consagrando o comum à ideia de divino. Os símbolos ainda são encontrados nas pedras, monumentos e marcas tumulares em locais antigos na Grã-bretanha. Como a espiritualidade celta continua a ganhar popularidade nos tempos modernos, mais pessoas estão se interessando em seus significados.

Instruções

O tríscele é um exemplo de um símbolo celta antigo (celtic sign image by Roques Jean Chris from Fotolia.com)

    Identifique seu símbolo

  1. Observe seu símbolo e anote tudo sobre ele. Por exemplo, é uma forma de cruz? Ele contém trançados celtas? É uma espiral? Parece uma forma escrita? É um padrão ou figura? Tente notar até mesmo o menor dos detalhes.

    Loading...
  2. Obtenha uma conexão com a internet ou livros cristãos celtas. Para determinar se seu símbolo é cristão, observe atentamente. Se ele estiver na forma de uma cruz cristã com um círculo ao redor do centro, onde os braços se encontram, ou tem três braços, espirais ou laços, pode ser um símbolo cristão. Os mais comuns são as cruzes celtas e vários símbolos da santíssima trindade, que podem ser feitos de três espirais, nós, peixes e outras linhas.

    Um bom exemplo de uma cruz celta de pedra (Celtic cross image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)
  3. Verifique seu símbolo para reconhecer características animais. Se for uma representação óbvia ou estilizada de um animal, pode ser um totem animal celta, ou um animal sagrado. Localize uma fonte, ou pela internet ou um livro, com exemplos de totens animais celtas e compare seu símbolo com os da fonte. Totens tinham um papel importante na espiritualidade celta, e eles acreditavam que cada pessoa tinha um animal totem que era uma combinação de irmão, talismã e guia espiritual.

    A lebre é um totem animal celta comum (Snowshoe Hare on the Rocks image by steverts from Fotolia.com)
  4. Determine se seu símbolo aparece na forma de escrita, que normalmente são linhas, cruzes e marcas em forma de jogo-da-velha. A forma de escrita celta antiga é chamada de Ogham (pronunciada "oh-emm"), cujo alfabeto consiste de 25 caracteres. Originalmente do século 1, a maioria dos exemplos restantes do Ogham datam do século 4 ou 5. Localize uma fonte com uma figura de cada caractere e compare com seu símbolo.

    Símbolos Ogham são incorretamente referidos como runas (rune image by Renato Francia from Fotolia.com)
  5. Localize uma fonte competente em símbolos pagãos antigos celtas conhecidos e compare seus símbolos com eles. Eles normalmente consistem de espirais, descrições primitivas de mulheres (particularmente, a deusa da fertilidade, que normalmente é Sheela na Gig), o Homem Verde (uma face feita de folhas, normalmente com vinhas saindo da boca), a árvore da vida, nós e chaves. Cada um desses símbolos tem seu próprio significado e poder.

    Símbolos celtas normalmente são entalhados nas paredes de covas e câmaras (dolmen image by melanieleleu from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Quando pesquisar símbolos celtas, use fontes estudiosas e respeitáveis como muitos grupos que descobriram seus próprios e novos significados para os velhos símbolos.

O que você precisa

  • Cópia do símbolo
  • Caneta ou lápis
  • Papel

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...