A art déco na moda dos anos 40

Escrito por tiffany ross | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A art déco na moda dos anos 40
Vestidos longos e colados eram um item básico na art déco dos anos 20, e mantiveram-se até os anos 40 (George Marks/Retrofile/Getty Images)

A sofisticação dos modelos da art déco deram um novo significado à palavra elegância, que inspirou a moda por décadas mesmo após seu declínio. A moda da art déco teve seu auge nos anos 20 e 30, e começou a ter seu declínio em 1940. No entanto, a influência da art déco permeou em alguns dos motivos da moda na era de 40, como a moda para a noite.

Outras pessoas estão lendo

História da art déco

O estilo da art deco foi inicialmente influenciado pela arquitetura e pelas as artes decorativas da década de 20, adotando um tema de elegância simples, que simbolizava a nova prosperidade após a Primeira Guerra Mundial. O fim do que foi chamado de "a grande guerra", levou a um período de libertação da sociedade, o que permitiu saias mais curtas, menos tecido, e roupas mais confortáveis ​​para os homens. As linhas retas, vestidos colados e desenhos mais simples reinaram. Esta foi uma grande mudança do século anterior, que foi a era do espartilho e do saiote. O estilo atingiu o seu auge na década de 30, e foi substituído pelo neo-realismo no início dos anos 40.

Art déco na moda feminina

A moda feminina teve uma grande mudança durante o período de art déco. Ela adotou a mesma elegância refletida na arquitetura, mas acrescentou uma vantagem picante, que deu origem ao visual vampírico do cinema mudo. O crescimento dos direitos femininos nos EUA durante o século 20, como a aquisição do direito de voto em 1913, levou ao uso de roupas mais confortáveis, largas, cabelos curtos, e a erradicação do espartilho. A moda da época era também um exemplo da atitude de comemoração pela paz após uma guerra difícil. Por volta de 1940, a moda feminina seguiu um novo caminho, mas a elegância simples da art déco ainda aparecia em vestidos e ternos até cerca de 1950.

Art déco na moda masculina

A moda masculina sofreu uma mudança menos drástica do que a feminina, mas o smoking clássico teve seu nascimento moderno. As linhas de ternos masculinos correspondiam ao visual reto e simples, prevalentes do período. As calças eram​​longas e soltas. Este visual permaneceu até a década de 40, quando um terno bem cortado era sinal de elegância e riqueza.

Moda nos anos 40

A moda da década de 40 fora do movimento art déco refletia um novo entusiasmo encontrado na música dançante, o que levou às saias mais cheias que moviam-se com a música. No entanto, o início dos anos 40 também presenciou outra guerra. Durante esses anos, o tecido era racionado, e portanto os vestidos e roupas diárias tornaram-se mais simples. A exceção do rigor da guerra era moda de Hollywood. A indústria do entretenimento conseguiu homenagear suas influências à art déco com longos vestidos colados e ternos sofisticados, como aqueles usados ​​por Humphrey Bogart, em "Casablanca".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível