Mais
×

Decoração com flores: uma para cada ocasião

A casa fica mais bonita quando decorada com flores
Getty Images

Introdução

Um toque delicado na decoração da casa, as flores podem ajudar e muito a dar um ânimo extra aos cômodos. É uma solução barata e prática para renovar os ares da casa, concedendo um aspecto muito mais agradável ao ambiente. Invista nas variedades de sua preferência, cortadas ou em vaso. Explore também as vantagens de uma parede viva no jardim ou na varanda. A manutenção é simples e exige poucos minutos por dia. Conheça nossas dicas para decorar sua casa e as festas com amigos e família usando muitas flores.

Flores cortadas devem ficar em cantos arejados e longe da luz direta do sol
Creatas Images/Creatas/Getty Images

Cores vivas pela casa

Quem gosta de plantas em casa e quer manter a variedade deve investir em flores cortadas. Elas servem muito bem para ornar vasos e até mesmo garrafas antigas, com um aspecto "vintage", para garantir uma dose de bom gosto e leveza no ambiente. Flores de cores vivas, como vermelhos, rosas e roxos – rosas, amores-perfeitos e lisiantos, por exemplo – ficam lindas em cômodos arejados, de paredes claras. Basta um leve toque de cor para conseguir o efeito necessário. Não se esqueça de sempre trocar a água das plantas para que não morram rapidamente.

Ramos secos de folhas também dão um efeito charmoso nos cômodos
ULTRA F/Photodisc/Getty Images

Simplicidade acima de tudo

É possível comprar em floriculturas e lojas de construção, decoração e bricolagem ramos secos de plantas, como algodão e lavanda, por um preço baixo. A vantagem é não ser necessário nenhum tipo de manutenção, além da alta durabilidade dos itens. Use a criatividade nesse momento e pense em lugares e recipientes inusitados para receber as folhagens, como cestas antigas e vasos modernos. Esse tipo de arranjo pode ficar em qualquer canto da casa, o que aumenta sua versatilidade, e pode ser usado por anos a fio.

Um singelo vaso fica lindo na mesa, mas pode causar acidentes com crianças
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Saiba onde – e como – decorar

Qualquer item de decoração que seja incluído na casa deve ser adquirido levando em conta, antes de tudo, a forma como será usado pelos proprietários. Um vaso baixo, por exemplo, pode ser uma péssima alternativa em uma casa com crianças e animais de estimação. Se a ideia não parece prática, ela provavelmente não vai se adequar a seu estilo de vida. Por isso, observe bem o fluxo de pessoas e animais de estimação em casa e procure alternativas mais adaptadas ao seu estilo de vida.

Flores são a solução ideal para eventos em casa
NA/Photos.com/Getty Images

Decoração para festas em casa

Para as recepções mais informais, com coquetel, vale investir em arranjos para as superfícies que estejam em uso. Um vaso de flores na mesa central, com os quitutes em volta, pode ser uma alternativa simples para dar um toque de glamour à reunião. No caso de eventos mais formais, com serviço à francesa, o ideal é decorar cada mesa com um pequeno arranjo, baixo o suficiente que permita que os convidados possam conversar sem interferências. Utilize margaridas, lírios, rosas ou mesmo gérberas, se a ideia é deixar o ambiente bem colorido.

Escolha a melhor flor para um arranjo durável
MASH/Photodisc/Getty Images

As opções mais duradouras

Entre as flores de corte preferidas dos paisagistas para arranjos em casa, que durem mais, estão o lisianto, de cor púrpura, o antúrio, que também pode ser plantado em vasos, e as tropicais bromélias e estrelizias. Estas têm tonalidades vivas que vão do azul ao amarelo e vermelho. A alpínia e a helicônia, comuns na flora brasileira, também são ideais para arranjos domésticos. Escolha as variedades que mais combinam com você, sempre levando em conta a rigidez das pétalas e do cabo – quanto mais duras, mais tempo levam para estragar.

Arranjos bem localizados fazem a diferença no ambiente
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Para complementar a decoração

Se no ambiente predominam as cores claras, vale considerar flores e folhagens de cores alegres, como vermelho, azul, púrpura, amarelo e laranja. Privilegie a localização dos arranjos em partes estratégicas da casa ou sobre móveis de madeira. O contraste é o suficiente para garantir impacto na decoração da casa. Procure flores de cores diferentes do ambiente, em vasos igualmente chamativos. Para um toque romântico, flores delicadas, como lírios, rosas e ramos de lavanda, dão um charme extra a qualquer cômodo da casa, como quartos, salas de televisão ou mesmo no escritório.

Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

Indicações dos paisagistas

Quem gosta de manter flores de corte em vasos pela casa deve saber que elas duram, em média, de 8 a 15 dias. Mas há truques para estender esse período por mais tempo. Troque a água das flores diariamente e aproveite para cortar um pedacinho do cabo da flor. Vale também acrescentar duas colheres de açúcar, uma aspirina ou duas gotinhas de cloro na água. Privilegie botões fechados de flores se a ideia for mantê-las no arranjo por mais tempo. Para um impacto imediato, vale adquirir flores já abertas.

Ramalhetes são presentes carinhosos - saiba como cuidar para durar mais
Yasonya/iStock/Getty Images

Flores como presentes

Ramalhetes de flores são presentes muito comuns. Podem ser acondicionadas diretamente em um vaso de tamanho médio ou grande ou dividindo o buquê em diversos vasos por toda a casa. Algumas sugestões charmosas e cheias de estilo são vasos arredondados de cristal ou porcelana, que caem bem em todos os tipos de decoração. Se a intenção é dar destaque às flores, procure optar por vasos sem estampas e de cores claras, que fazem com que a atenção seja completamente direcionada às folhagens. Troque sempre a água do vaso para garantir que elas durem bastante!

Algumas espécies demandam mais cuidado que outras, por isso leve em conta seu estilo de vida
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Um novo astral para qualquer casa

Para deixar o ambiente ainda mais bonito, privilegie vasos transparentes ou de cores neutras. Dessa forma, fica fácil combinar cores diferentes em um arranjo de inspiração inusitada, com diversas variedades juntas. Quem precisa de espécies que exijam pouco cuidado pode adquirir sem medo violetas e orquídeas, que dão um toque especial dentro de casa ou no jardim. Uma preferida recente do público é a peônia, flor delicada e de tonalidade suave, que combina muito bem com ambientes românticos. Compre as flores em entrepostos comerciais da sua cidade, bancas, floriculturas ou mesmo em grandes supermercados.