Qual o significado dos leques chineses

Os leques chineses são usados na dança e no teatro

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Quando criados há 3.000 anos atrás, os leques chineses eram usados simplesmente para bloquear o sol e refrescar. Ao passar dos anos, eles evoluíram como trabalhos artísticos, símbolos de prestígio, adereços para teatro e dança, presentes românticos e homenagem aos mortos.

Significado

O caractere de caligrafia chinês para a palavra "leque" tem a mesma sonoridade dos caracteres para "gentileza" ou "bom". Por isso, eles são vistos como acessórios de boa sorte e expressões de generosidade.

Tipos

Os leques planos chineses são circulares e feitos de seda esticada sobre uma moldura. Os dobrados são feitos de seda, papel, penas ou folhas. Os cabos podem ser de bambu, sândalo, osso, couraça de tartaruga ou marfim.

Simbolismo

Os leques circulares simbolizam a união ou reunião e normalmente possuem gravações de poemas românticos, caracteres chineses ou desenhos florais representando saúde e longevidade. Os dobrados tem uma história de simbolização do conhecimento.

Função

No passado, os leques chineses eram usados para indicar um nível social elevado. Atualmente, eles demonstram graça em danças e traços de personalidade de personagens em peças teatrais ou narrativas. Em ligação com o festival anual do Barco do Dragão, esses leques têm sido usados como homenagem a pessoas que morreram.

Fato curioso

Tradicionalmente, homens e mulheres usam leques de dobras diferenciados, baseados na quantidade de nervuras entre as dobras. Os femininos devem ter pelo menos 30, enquanto que os masculinos podem ter nove, 16, 20 ou 24 nervuras.

eHow Brasil
×