Mais
×

Como decorar o altar nas temporadas cristãs

Atualizado em 18 março, 2017

O ano da igreja cristã é dividido em duas seções principais: a temporada do festival e a temporada sem festival. Durante a temporada do festival, a igreja comemora todos os festivais da igreja, incluindo o Natal e a Páscoa. Cada temporada e cada festival pede decorações específicas no altar da igreja. Enquanto essas decorações não são necessariamente exigidas, muitas igrejas as usam para refletir a temporada e comemorar e honrar a Deus. Independentemente de qual denominação a igreja pertence, as mesmas regras básicas de decoração se aplicam para cada temporada.

Instruções

O altar da igreja é o foco de cada solenidade religiosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Decore com a cor azul ou roxo durante a temporada do advento que vai até o Natal. Essa temporada é a preparação do nascimento de Jesus. Algumas igrejas usam azul para significar esperança, enquanto outras usam roxo para refletir realeza.

  2. Use branco para todos os grandes festivais de Natal que sejam diretamente relacionados a Deus. Isso inclui Natal, Páscoa, Ascensão e às vezes Epifania. O branco é o símbolo da pureza e da glória.

  3. Enfeite o altar com roxo durante a temporada quaresmal até a Semana Santa. Durante essa época, os cristãos refletem sobre a vida de Jesus e sua jornada até a cruz. Roxo é o símbolo da realeza, mas também representa jejum e penitência, que são aspectos importantes da temporada quaresmal.

  4. Coloque decorações vermelhas no altar para todos os festivais que sejam relacionados ao Espírito Santo. Os dias mais comuns para usar essa cor é Pentecostes e qualquer festivais de missão.

  5. Decore o altar de verde durante a temporada sem festivais. Algumas igrejas também usam o verde em Epifania e Pentecostes ao invés de branco ou vermelho. Verde é simbólico para o crescimento da fé cristã.

  6. Deixe o altar sem qualquer decoração na Semana Santa, incluindo a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. O altar vazio simboliza o sacrifício que Jesus fez por todos os pecadores e seu desmerecimento. Algumas igrejas ainda decoram com roxo para a quarta-feira de cinzas e usam preto para a sexta-feira santa ao invés de deixar o altar limpo.

  7. Coloque flores no altar durante qualquer temporada, com a exceção da Semana Santa, quando o altar deve continuar vazio. Essas flores podem refletir a temporada de crescimento ou combinar com a cor apropriada para a temporada da igreja. Em algumas igrejas, os membros doam dinheiro para comprar flores para o altar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article