Mais
×

Como decorar um bolo utilizando um carimbo com o formato de tijolo

Quando se trata de decorar bolos, as possibilidades são infinitas. Com as ferramentas certas e utilizando glacê, será possível transformar um bolo feito com camadas simples em um castelo elevado ou em uma superfície plana com o formato de uma pista de patinação no gelo. Os utensílios utilizados para fazer a decoração, tais como os carimbos para fazer estampas com a pasta americana, tornam possível fazer os desenhos diretamente sobre o bolo, sem ter que passar pelo incômodo de utilizar o gel para decoração. Utilize carimbos para trabalhar com a pasta americana ou creme de manteiga, a fim de estampar o doce com uma variedade de desenhos, incluindo flores, redemoinhos e blocos de tijolos.

Instruções

Utilize um carimbo e pasta americana para estampar um bolo com tijolos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Utilizando a pasta americana

  1. Role a pasta americana em uma superfície lisa e plana, até que tenha a espessura desejada.

  2. Passe uma camada leve de amido de milho junto ao carimbo em forma de tijolo, evitando que a pasta americana grude nele.

  3. Coloque o carimbo em forma de tijolo sobre a pasta americana, rolando sobre ele com delicadeza um rolo para massa. Retire o carimbo com cuidado e corte a pasta americana com o formato desejado.

    Utilizando a cobertura de creme de manteiga

  1. Aplique uma camada de migalhas de pão sobre o bolo e deixe-a descansar por cinco minutos, antes de aplicar a camada superior de glacê.

  2. Deixe que a cobertura forme uma crosta. Dependendo da umidade do ambiente e da espessura do glacê, esse processo durará cerca de dez a 20 minutos.

  3. Com delicadeza, pressione o carimbo em forma de tijolo sobre o glacê colocado no topo do bolo. Se necessário, mova o modelo de tijolo para cobrir uma área maior.

    Utilizando gel para decoração

  1. Coloque a cobertura sobre o bolo e deixe que ela forme uma crosta sobre ele, por aproximadamente cinco minutos.

  2. Desenhe linhas horizontais no bolo, utilizando o gel para decoração nos locais onde deseja fazer as estampas de tijolos. O espaçamento entre as linhas determinará o tamanho dos tijolos. Caso queira tijolos menores, mantenha as linhas mais próximas. Se preferir blocos maiores, deixe um espaço extra entre as linhas.

  3. Desenhe linhas verticais, espaçadas e uniformes entre cada umas das linhas horizontais, utilizando o gel para decoração para criar cada um dos tijolos. A largura de cada bloco deverá ser cerca de duas vezes a quantidade de espaço entre as linhas horizontais. Escalone as linhas verticais entre as fileiras, de modo que cada linha em uma fileira ficará diretamente entre duas linhas verticais, na fileira de cima e de baixo.

Dicas

  • Procure por carimbos em forma de tijolo em uma padaria ou em uma loja que venda artesanatos. Caso não encontre a peça, algumas lojas de artesanato costumam vender paredes de tijolos e moldes juntamente com o material para fazer casas de boneca.
  • Adicione cor e dimensão aos tijolos, utilizando glacê tingido. Caso for utilizar pasta americana, passe a tinta sobre os tijolos usando um pincel. Se preferir, tinja a pasta antes de rolá-la em uma superfície lisa para pintá-la. Use gel para decoração colorido, nas cores preta ou branca, para desenhar as linhas horizontais e verticais. Pinte os tijolos com um vermelho profundo.

O que você precisa

  • Rolo de pasta americana ou cobertura de creme de manteiga
  • Carimbo para pasta americana com o formato de tijolos
  • Rolo de massa
  • Amido de milho
  • Gel para decoração (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article