Características da rosa

A rosa foi apelidada de "a rainha das flores"

roses rose, rose.. image by Christophe Hamerlik from Fotolia.com

Durante séculos, a rosa tem sido sinônimo de amor, romance, beleza e prazer, bem como de cura, crescimento pessoal e espiritualidade. Poucas flores podem orgulhar-se de uma variedade tão ampla de significados e propósitos para uma diversidade de culturas por todo o mundo. Mas a rosa, também conhecida como "a rainha das flores", é uma criação verdadeiramente singular. A mais amada das flores possui várias características reconhecíveis que a distinguem de muitas outras.

Família

As rosas são parte da família Rosaceae, que é composta de 3.000 espécies diferentes de plantas, incluindo pés de framboesa, de morango, amendoeira, cerejeiras, macieiras e pereiras. Espécies dentro desta família compartilham certas características, incluindo folhas alternadas, compostas ou simples, flores com cinco segmentos, e muitos estames.

Fragrância

Rosas são famosas por sua fragrância celestial. Diferentes variedades de rosas têm aromas diferentes, alguns são frutados, alguns são florais, outros ainda lembram chá. Rosas classificadas como de jardim antigo são geralmente mais perfumadas do que as modernas, que são as rosas identificadas após 1872. Rosas de jardim antigo incluem rosas da China, rosas-chá, rosas-de-musgo, rosas damascenas e rosas de bourbon.

Formato

As primeiras rosas, que eram rosas selvagens, eram circulares na forma e tinham cinco pétalas. As rosas de hoje, algumas das quais tem centenas de pétalas densamente amontoadas, são resultados de criação. Todas as rosas, no entanto, têm mantido a forma redonda das primeiras flores, não importa quantas pétalas tenham. As rosas são radialmente simétricas — suas pétalas estão uniformemente distribuídas em torno de seus centros.

Cor

Rosas vêm em uma variedade caleidoscópica de cores, com mais cores para escolher do que qualquer outra flor. Desde o puro e simples branco até audaciosas flores de dois tons de laranja e vermelho, rosas estão disponíveis em tonalidades suficientes para atender o gosto de praticamente qualquer um. Algumas cores de rosa estão associadas com sentimentos diferentes; por exemplo, as rosas vermelhas representam o amor e a paixão, enquanto as rosas amarelas simbolizam a amizade.

Perenidade

As rosas são flores perenes. Isso significa que, ao contrário das anuais, elas voltam a crescer ano após ano. Com os devidos cuidados, roseiras podem ter vidas extremamente longas — às vezes chegam a ter centenas de anos. Rosas crescem em solos bem drenados, onde podem ser expostas à luz solar ideal. Em climas frios, elas não florescem no inverno, e se beneficiam de poda regular.

eHow Brasil
×