Mais
×

Como decorar um mural de avisos em uma biblioteca de escola primária

Um mural de avisos de uma biblioteca em uma escola elementar bem decorado encoraja os estudantes de várias maneiras. Eles não só podem interagir com a informação no mural, assim como interagir com outros estudantes utilizando o mural, que também serve como uma maneira fundamental de promover a cultura do aprendizado da biblioteca. Adicionalmente, os murais podem servir como uma forma de impulsionar a autoestima dos alunos, exibindo desempenhos acadêmicos notáveis e projetos artísticos.

Instruções

Crianças podem fazer arte para o mural da escola (arts and crafts image by Gina Smith from Fotolia.com)
  1. Reúna informações para o mural. Essas informações podem ser sobre as próximas vendas de livros, eventos especiais de leitura -- incluindo visitas de qualquer autor ou maratonas de leitura. Você irá querer incorporar essa informação no projeto do mural.

  2. Crie temas sazonais. Por exemplo, se o Natal estiver chegando promova um livro com essa temática, com decorações natalinas e a capa do livro. Focar em feriados tradicionais e não tradicionais pode ser uma maneira de celebrar outras culturas e tradições, assim como introduzir conceitos de diversidade e tolerância.

  3. Encoraje os estudantes a participarem. Aqueles que se sentem como parte da comunidade escolar tendem a ter uma melhor autoestima. Encoraje-os a fazerem parte e ajudarem na decoração, fazendo-os trazer fotos deles mesmos lendo ou interagindo com livros. Incorporar seus trabalhos artísticos é outra maneira de ajudá-los a sentirem-se envolvidos no processo de decoração.

  4. Crie um tema decorativo do livro do mês. Muitos livros têm títulos que são bastante visuais e funcionariam muito bem como inspiração para decorar o mural. Considere livros como "Onde vivem os monstros", "Reinações de Narizinho", "O menino maluquinho" e "Harry Potter e a Câmara Secreta". Você pode adicionar um apelo mais decorativo no mural destacando outros livros que o autor já escreveu que não são tão famosos.

  5. Colete citações relacionadas à literatura. Bibliotecas devem encorajar a leitura e a alfabetização, e citações inspiradoras em belas fontes fazem ótimas decorações de mural. Escolha sua citação favorita de um autor e crie um tema decorativo ao redor dessa citação.

  6. Recrute alunos ajudantes. Consiga estudantes voluntários para virem e ajudarem na decoração do mural. Isso complementa o senso de comunidade deles, assim como fornece uma pausa divertida do trabalho escolar normal.

Dicas

  • Quanto mais interativo for o mural, melhor. Adicione botões que vêm inclusos em cartões musicais e grave uma mensagem para os alunos. Faça cartões com citações literárias e encoraje os estudantes a levá-los para aprender mais sobre o autor.

Aviso

  • Alguns autores são bem controversos, no entanto, isso não significa necessariamente que os estudantes não devam ser expostos às suas obras ou ideias das obras. Com a permissão da escola, a decoração do mural pode focar nesses autores, que dependendo da era em que viveram estão inclusos nos gostos da série "Harry Potter" de J.K. Rowling. A celebração da "Semana dos livros banidos" que muitas comunidades fazem agora pode ser um momento ideal para introduzir não apenas obras específicas, mas ideias sobre liberdade de expressão e censura no geral.

O que você precisa

  • Materiais de decoração
  • Percevejos (tachinhas), grampeadores ou fita adesiva
  • Tesoura
  • Capas de papel para livros
  • Fotos de estudantes
  • Livros de citações do autor
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article