Como decorar o quarto com espadas

Escrito por garnet greene | Traduzido por luiza g. brando
Como decorar o quarto com espadas
As espadas funcionam como lindas peças de decoração (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

As espadas são usadas desde a Idade do Bronze. Colecionadores talvez tenham seleções de espadas que representem cinco mil anos de história das armas. Se você tem uma coleção refinada de lâminas antigas, ou uma coleção divertida de reproduções, você precisa de um local para exibi-las. Com um pouco de planejamento, um quarto pode ser um ótimo lugar para mostrar a sua coleção.

Instruções

    Decoração com um toque a mais

  1. 1

    Exiba as espadas mantendo a segurança em mente. As espadas são pesadas e a maioria é bastante afiada. Se for exibi-las na parede, certifique-se de que estejam bem presas em dois pontos. Não pendure as espadas sobre a cama ou cabeceira, não importa que você ache que elas ficarão presas bem firmemente no teto ou na parede — independentemente do local onde você mora, todas as pessoas estão sujeitas aos caprichos da Mãe Natureza (ventanias, terremotos, tornados, furacões, desabamento de árvores) e possíveis danos estruturais nas casas; você não gostaria de ser espetado caso a parede ou o teto roam. Além disso, planeje cuidadosamente o local de exposição das lâminas em locais onde animais de estimação, crianças ou adultos sonolentos no caminho para o banheiro no meio da noite possam encontrá-las. Sempre que possível, mantenha as espadas embainhadas ou neutralize as pontas delas.

  2. 2

    Escolha um tema para o quarto. Se a sua coleção de espadas focar em um período ou em uma localização geográfica particulares, planeje o seu quarto com essa característica em mente. Você tem uma coleção de katanas japonesas? Que tal uma temática asiática? A sua coleção é de rapieiras? Vive la France. Cimitarras árabes? Por que não um tema marroquino? Espadas medievais? Considere dar um ar de castelo ao seu quarto.

  3. 3

    Escolha cores e texturas complementares. As espadas são feitas para serem longas e lineares. Para equilibrar a posição delas no ambiente, escolha outros acessórios e móveis com formato e textura arredondados, macios e convidativos. A maioria das espadas é primariamente feita de aço cinza; esse tom extremamente frio fica mais atraente quando é exibido rodeado por cores ricas. Pinte as paredes com tons quentes de vermelho, marrom ou creme. Escolha móveis pintados com cores quentes ou feitos de madeiras ricas, como cerejeira ou mogno.

  4. 4

    Exiba as espadas de modo criativo. Se a coleção for composta por antiguidades, então elas devem ser exibidas de forma controlada. Pense em mandar fazer armários sob medida, feitos para exibir os seus tesouros. Você também pode colocar expositores nas paredes. Na maioria das casas, há um espaço morto de 40 ou 60 cm entre as vigas da parede — retire o gesso da parede, emoldure esse espaço e depois exiba duas ou três espadas em cada abertura. Você também pode fazer duas prateleiras simples e paralelas, com uma abertura na prateleira superior, para segurar o punho da espada, e outra abertura na prateleira inferior, para segurar a ponta.

  5. 5

    Pendure a cortina "pela espada". Coloque uma espada acima da janela, para funcionar com um varão para a cortina. Passe uma cortina com abas superiores largas através da lâmina de uma espada cega, fixada na parede. Utilize colchetes para segurar a espada em cada extremidade. Você também pode comprar uma espada falsa, de qualquer largura, para funcionar como varão.

  6. 6

    Leve o romance das espadas para as paredes. Muitos dos portfólios dos maiores artistas do mundo incluem pinturas que exibem espadas. Encontre impressões ou reproduções dessas pinturas para decorar o seu quarto. Algumas são bem românticas, como as que representam cavaleiros e donzelas. Procure principalmente entre os trabalhos de pintores como Leighton, Dicksee e Waterhouse.

  7. 7

    Ilumine os seus tesouros. A sua coleção deve ser iluminada com luz adequada. Instale a iluminação nos armários feitos sob medida, ou utilize trilhos de iluminação ou refletores, para peças individuais. As lâmpadas de halogênio são recomendadas para as antiguidades, pois causam menos danos UV, se comparadas com as lâmpadas tradicionais.

Dicas & Advertências

  • Antes de pendurar ou instalar as espadas mais velhas, teste a integridade estrutural delas.

O que você precisa?

  • Espadas
  • Prateleiras para exposição
  • Luzes para realçar

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível