Mais
×

Como decorar uma sala de estar sem janelas

Atualizada February 21, 2017

Janelas adicionam luz a um cômodo, aumentam a visibilidade e criam a ilusão de espaço extra. Decorar uma sala de estar que não possui janelas pode ser um desafio para o dono da casa. Se esse é seu caso, há várias maneiras de decorar o cômodo que diminuirão a falta de luz solar e dispersarão as sensações de claustrofobia que podem ocorrer às vezes, quando não há uma conexão direta com o lado de fora. Sua meta deve ser desviar a atenção da falta de luz natural e direcionar o foco da sala para onde ele deve estar — em sua decoração.

Instruções

Uma lareira desvia a atenção da falta de janelas em uma sala de estar (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Opte por bastante luz. Manter um cômodo bem iluminado diminuirá a atenção para a sua falta de janelas. Locais mais escuros automaticamente fornecem a ilusão de serem menores, mas uma quantidade adequada de luz evita que isso ocorra. Além disso, luzes embutidas e abajures de chão decorativos combinam bem com quase qualquer tema de decoração.

  2. Pendure um espelho em forma de janela. Essa é uma maneira interessante de decorar e também serve o propósito de refletir qualquer luz disponível. Isso fará com que o cômodo pareça ser maior e mais aberto.

  3. Escolha um ponto focal para a sala de estar. Arrume os móveis virados para esse ponto. Decore mais livremente essa área do que qualquer outra no cômodo. A meta é chamar a atenção para o ponto focal e para longe da falta de janelas.

  4. Use arte para adicionar cores extras às paredes e realçar o tema da sua decoração. Use as paredes vazias adicionando pinturas, peças de arte ou até mesmo um mural.

  5. Inclua várias peças bem coloridas em sua decoração. Travesseiros coloridos, velas ou tapetes evitam que um cômodo sem luz natural pareça sem graça.

  6. Instale uma lareira sem abertura se a sala já não possuir uma. Isso adicionará calor e personalidade à sala ao mesmo tempo em que deixará o local muito confortável. Ninguém perceberá a falta de janela do cômodo se a atenção for imediatamente tomada por um fogo aconchegante crepitando em sua lareira.

  7. Incorpore muito verde em seu esquema de decoração. Plantas adicionam vida a uma sala e dão uma sensação de profundidade e intimidade. Além disso, as plantas podem evitar que uma sala de estar sem janelas pareça muito abafada.

  8. Use cores diferentes em áreas diferentes. Usar cores em grupos faz com que os olhos viajem pela sala e se fixem no esquema de cor ao invés de se fixarem em paredes vazias.

Coisas Necessárias

  • Iluminação
  • Espelho com forma de janela
  • Arte
  • Lareira sem abertura
  • Plantas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article