×
Loading ...

Como decorar uma sala de estar usando a cor cinza

O cinza é uma cor moderna para a decoração de interiores que combina bem com praticamente qualquer outra cor. Tons de cinza na sala de estar proporcionam um design moderno, calmo, elegante e confortável. De acordo com o site "DecoratingSecrets.net", tons de cinza variam do cinza sólido, que representa a força, ao cinza suave, que simboliza inocência e fragilidade. O cinza pode ser usado para suavizar acessórios muito brilhantes e equilibrar as cores na decoração de uma sala de estar. Escolher tons de cinza como cor principal de uma sala permite criar um ambiente tranquilo e aconchegante.

Instruções

Decore uma sala utilizando a cor cinza em combinação com outros tons (Getty Images)
  1. Escolha um cinza-claro como a cor da tinta para as paredes. Opte por uma tinta lisa ou acetinada, e evite tinta brilhante que tenha um brilho metálico. Use a tinta cinza-claro para servir como um pano de fundo neutro para quadros e acessórios decorativos. Escolha tinta branca para o acabamento ao redor das portas, rodapés e molduras do teto.

    Loading...
    Opte por uma tinta lisa ou acetinada (archideaphoto/iStock/Getty Images)
  2. Selecione uma cor de contraste para destacar os móveis e acessórios. Escolha um sofá laranja, azul, preto, vermelho ou amarelo para dar um apelo visual forte. De acordo com o site "Interiordezine.com", o cinza é muitas vezes usado como uma âncora para outra cor. Acrescente almofadas, velas e vasos que combinem o cinza com a cor contrastante. Cinza difunde a saturação de cor e ajuda o espaço a harmonizar-se de forma elegante. Evite o uso de mais de duas cores contrastantes de destaque na sala.

    Escolha uma cor contrastante para os móveis (de santis paolo/iStock/Getty Images)
  3. Selecione eletrônicos, computadores, telas de televisão e equipamentos que tenham acabamentos metálicos prateados. Selecione acabamentos de alumínio, aço inoxidável, níquel escovado e ferro forjado que coordenem com os tons de cinza da sala. Use essas cores metálicas prateadas para acessórios de mesa, como castiçais, e na parede, como molduras para fotos e quadros.

    Selecione eletrônicos com acabamentos metálicos (Flying Colours Ltd/Photodisc/Getty Images)
  4. Escolha outra cor neutra, como marrom suave ou branco, para pisos e tratamentos de janela. Selecione um tapete sólido ou estampado que inclui o mesmo tom de cinza como o da tinta da parede. O revestimento do piso também pode incluir destaques das cores marrom ou branca. Opte por tratamentos de janela marrons ou brancos para contrastar com as paredes cinza-claro. A cor forte de destaque também pode ser incorporada no tecido das cortinas.

    Escolha uma cor neutra para o piso (Gareth Lewis/iStock/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Para um toque monocromático, utilize cinza com tons de branco ou preto como cores de destaque. Não adicione outra cor principal ao design do cômodo. Esse projeto monocromático é moderno, maduro e sofisticado, mas pode não ser apropriado para crianças.

Aviso

  • Evite o uso de tinta cinza-escuro nas paredes da sala de estar, pois isso reduzirá a amplitude do espaço.
  • Paredes cinza-escuro podem dar uma sensação de ambiente mais obscuro e nebuloso.

O que você precisa

  • Tinta cinza
  • Acessórios decorativos
  • Móveis para sala de estar

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...