Como se defender de acusações de violência doméstica

Escrito por ehow contributor | Traduzido por diego morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os processos envolvendo violência doméstica tem se tornado cada vez mais comuns. Em alguns casos, a polícia é obrigada a formalizar a acusação e prender os suspeitos, quando há um chamado. A definição legal de violência doméstica tem crescido e inclui até abusos não físicos, tais como os de ordem emocional e psicológica. Por esta razão, é importante elaborar provas convincentes para se defender nesses casos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Contrate um advogado para ajudar na sua defesa. Embora o sistema tribunal ofereça advogados gratuitos, as chances de se obter uma defesa mais agressiva e eficaz contratando um advogado particular são maiores. Existem advogados especializados e bastantes experientes nesses tipo de situação, o que pode ajudar muito na sua defesa, seja qual for a acusação.

  2. 2

    Pague a fiança o mais breve possível e tome medidas para se apaziguar com as partes lesadas. Até o ponto em que a lei permite, peça perdão e fale sobre seu arrependimento e vergonha a sua esposa abusada ou a membros familiares que possam exercer alguma influência sobre ela. Não é comum para uma mulher que foi agredida retirar as acusações de abuso, quando ela percebe que um julgamento afetará irrevogavelmente a família.

  3. 3

    Retrate que o fato ocorrido foi um fato isolado e não um padrão de comportamento destrutivo. A maioria das pessoas perdem seu juízo durante momentos de alta tensão e nervosismo. Pode ser, então, que elas se solidarizem com a sua situação.

  4. 4

    Caso necessário, revele qualquer uso de álcool ou droga possam ter te levado a esse comportamento agressivo. Procure por ajuda se tiver problemas com abuso de substâncias, e use esse esforço como exemplo de quão disposto você está a mudar.

  5. 5

    Questione o caráter do seu acusador. Essa tática é usada para invalidar as declarações das testemunhas de acusação em todos os tipos de caso. Faça com que a testemunha contradiga declarações anteriores ou sugira que o que ela está contando é uma versão distorcida ou parcial dos fatos.

  6. 6

    Tente minimizar o sofrimento da vítima da forma mais ética possível. Os casos de violências físicas podem ser facilmente comprovados por fotos ou vídeos dos machucados e/ou feridas, mas os juris podem tender a não ficar a favor das vítimas em casos de abuso psicológico ou emocional. Eles têm também demonstrado certa relutância em considerar casos de violência sexual entre marido e mulher, já que o sexo tem sido tradicionalmente considerado um direito do marido (embora isso não proceda).

  7. 7

    Faça parcerias com grupos de apoio para determinar se o caso de violência doméstica que esteja enfrentando é justo e apropriado.

Dicas & Advertências

  • Caso a evidência seja forte e a convicção bem provável, existem formas que seu advogado pode utilizar para reduzir a pena. Pode ser tanto através de uma confissão de culpa, quanto com acordos de liberdade condicional, aconselhamento ou até mesmo uma sentença de prisão de curta duração.
  • Se você for acusado de violência doméstica, não será mais capaz de comprar uma arma de fogo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível