Deficiência de vitaminas do complexo B

Escrito por janet renee, ms, rd | Traduzido por samantha g. silva
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Deficiência de vitaminas do complexo B
Suplementos do complexo B estão disponíveis em forma líquida ou comprimidos (yellow tablets image by 26kot from Fotolia.com)

O complexo B é um conjunto de oito diferentes vitaminas. Os chamados suplementos do complexo B são complementos alimentares que contêm as oito vitaminas do complexo. Essas vitaminas são essenciais para a saúde dos nervos, produção de hemácias, formação de DNA e para a saúde do sistema nervoso. A insuficiência de qualquer vitamina do complexo B se manifesta de formas diferentes. Deficiências do complexo B são raras, mas podem ocorrer devido à falta de vitaminas do complexo na alimentação. Problemas no fígado, doenças renais ou alcoolismo podem levar à carência de vitaminas do complexo B.

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Deficiência da vitamina B1 (Tiamina)

A vitamina B1, ou tiamina, é responsável pela metabolização do açúcar proveniente da alimentação. Fadiga e níveis baixos de açúcar no sangue podem indicar deficiência de tiamina, também denominada beribéri. Os sintomas incluem dificuldade de locomoção, perda da sensibilidade nas mãos e pés e perda da função muscular.

Deficiência da vitamina B2 (Riboflavina)

A vitamina B2, ou riboflavina, é fundamental no processo metabólico de carboidratos e responsável pela transformação dos carboidratos advindos da nossa dieta em energia. A carência de riboflavina pode causar inchaço no rosto e lábios, pele oleosa e escamosa, inflamação da língua, além de coceira e vermelhidão nos olhos, deixando-os sensíveis à luz.

Deficiência da vitamina B3 (Niacina)

A vitamina B3, ou niacina, auxilia na produção de energia a partir dos carboidratos e lipídios ingeridos. É importante para a saúde da pele, olhos, cabelos e fígado. Também auxilia na produção de hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona. A deficiência de niacina pode resultar no aumento da taxa de lipoproteína de baixa densidade (LDL - do inglês: low-density lipoprotein). A LDL transporta o colesterol no sangue. O excesso de colesterol pode formar placas e obstruir artérias.

Deficiência da vitamina B5 (Ácido pantotênico)

A vitamina B5, ou ácido pantotênico, é uma coenzima e precursor de neurotransmissores como acetilcolina, substância química que auxilia na manutenção da saúde do sistema nervoso. Fadiga, apatia, dormência, cãibras e baixo nível de açúcar no sangue são sintomas da deficiência de ácido pantotênico.

Deficiência da vitamina B (Piridoxina)

A vitamina B6, ou piridoxina, é essencial para a saúde das células vermelhas do sangue e para o funcionamento adequado dos nervos. A deficiência de vitamina B6 pode causar fadiga, desânimo, baixa libido e falta de ar. Também pode causar sensação de formigamento, devido a importância da piridoxina para a função nervosa.

Deficiência da vitamina B7 (Biotina)

A vitamina B7, ou biotina, é necessária para a formação da pele, cabelos e unhas. É geralmente utilizada em suplementos para o crescimento das unhas e cabelos. A deficiência de biotina pode resultar em uma pele seca e escamosa, perda de cabelo, unhas quebradiças e erupções cutâneas.

Deficiência da vitamina B9 (Ácido fólico)

A vitamina B9, ou ácido fólico, auxilia na produção de novas células e é necessária para a formação do DNA. A deficiência de ácido fólico pode causar diarreia, branqueamento dos cabelos, úlcera péptica e anemia. Durante a gravidez, as mulheres necessitam de uma quantidade maior de ácido fólico, uma vez que a vitamina é importante para o crescimento e formação do DNA, o que faz com que os médicos receitem suplementos à base de ácido fólico.

Deficiência da vitamina B12 (Cobalamina)

A vitamina B12, ou cobalamina, é essencial à função neurológica, formação do DNA e das hemácias. Memória fraca, fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e anemia são sintomas da deficiência de cobalamina.

Prevenção

Para prevenir deficiência de vitaminas do complexo B, inclua carnes magras e laticínios, como iogurte e queijo, em sua dieta. Vegetarianos e veganos podem obter as vitaminas do complexo B a partir de feijões, ervilhas e folhas verdes.

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