Definição de aço inox galvanizado

Escrito por jay leone | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de aço inox galvanizado
Aço inox galvanizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A galvanização do aço inox é um processo que envolve revestir o aço com zinco, que tem a capacidade natural de resistir à corrosão. Portanto, o aço que for revestido com esse metal fica protegido contra corrosão. Existem várias formas de galvanização e por mais de um século, o aço inox galvanizado tem sido utilizado em inúmeras aplicações práticas.

Outras pessoas estão lendo

Aplicações

Quando o aço inox galvanizado surgiu no mundo em meados de 1800, era utilizado principalmente para produzir itens como ornamentos para paredes, para telhados, toldos e placas decorativas. As aplicações práticas desse metal cresceram exponencialmente ao longo dos anos e hoje em dia é utilizado, por exemplo, na fabricação de metal laminado, que pode ser usado para produzir pregos, calhas e condutores de descida, de acordo com a General Services Administration (Administração de Serviços Gerais, em tradução livre). Esse tipo de aço tem uma ampla gama de aplicações em áreas como as indústrias de construção e agricultura.

Galvanização

De acordo com a General Services Administration, o aço inox tem de passar por um dos vários processos possíveis para se tornar galvanizado. Na galvanização a quente, o aço é mergulhado em um banho de zinco derretido. Já na eletrogalvanização, o aço é revestido com zinco depois de mergulhado em uma solução eletrolítica. A espessura da camada de zinco é controlada mais facilmente no método de eletrogalvanização. No processo de sherardização, uma determinada quantidade de aço é colocada em um ambiente de vácuo, no qual é envolto com pó de zinco e aquecido. O calor une o zinco ao aço. Além disso, o zinco também pode ser aplicado com tintas especiais.

Benefícios

A eficiência geral do aço inox galvanizado é altamente dependente do ambiente e da qualidade do processamento do zinco. Esse tipo de aço é um material que pode durar mais de um século e até mais de 150 anos em áreas rurais onde as emissões de automóveis e a polução são mínimas. Mesmo em condições que promovem a corrosão, esse material pode resistir de 50 a 100 anos.

Considerações

Apesar dos muitos benefícios associados ao aço inox galvanizado, existem algumas desvantagens. A superfície galvanizada pode deteriorar-se gradualmente com o tempo, uma vez que sua eficiência depende da espessura e do método de aplicação do zinco (a eletrogalvanização é mais eficiente do que a galvanização a quente). A abrasão pode desgastar o revestimento, deixando o aço vulnerável à corrosão.

Fatos

O desgaste geral pode aumentar a taxa de deterioração do aço galvanizado. Revestimentos de zinco são vulneráveis à dilatação e contração. De acordo com a American Galvanizers Association (Associação de Galvanizadores dos EUA, em tradução livre), a corrosão do aço custa anualmente à economia cerca de 3% do produto interno bruto dos Estados Unidos. Esse é um dos principais motivos de se empregar aço inox galvanizado em projetos de construção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível