Mais
×

Qual é a definição de adaptação comportamental?

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma adaptação é qualquer característica que mude para melhor atender o organismo em seu ambiente. As adaptações são de base genética e podem ser transmitidas de geração para geração. Adaptações comportamentais são aquelas que precisam de um componente comportamental para a sua ocorrência.

Importância

As adaptações são características hereditárias que influenciam a aptidão de um organismo (que é um produto da sobrevivência e da reprodução). Por exemplo, alguns pássaros podem ter bicos muito longos que os ajude a sugar o néctar de uma flor tubular. O comprimento do bico do pássaro é genético e pode ser repassado para a sua prole. Uma adaptação comportamental é simplesmente uma adaptação que tem uma base comportamental. O mobbing (postura antipredatória agressiva) nos pássaros, a migração das aves aquáticas, o coaxar do acasalamento em sapos e os locais de nidificação em esquilos, todos são adaptações comportamentais. Todos esses comportamentos têm uma base genética, e podem ser transmitidos às gerações posteriores.

Função

A adaptação comportamental é aquela que ajuda um organismo a fortalecer a sua capacidade de sobrevivência ou reprodução. Nos exemplos acima, o mobbing nos pássaros pode proteger seus filhotes dos predadores por confundi-los. As aves migratórias aquáticas têm acesso a comida abundante durante todo o ano. Certas espécies de rãs fêmeas preferem os machos com os cantos de reprodução longos, porque estes têm melhores habitats de reprodução. Os esquilos que selecionam habitats de nidificação ideais podem aumentar a proporção de sobrevivência dos filhotes.

Equívocos

Para que uma conduta seja considerada adaptativa, ela deverá implementar a sobrevivência ou a reprodução dos organismos em questão. Comportamentos que aumentam a perceptibilidade aos predadores, o gasto desnecessário de energia ou a diminuição da sobrevivência são considerados problemas adaptativos.

Efeitos

Como as adaptações comportamentais apresentam uma base genética, aqueles indivíduos com os comportamentos mais adaptativos são os que passam tais comportamentos para a sua prole. Como o ambiente pode mudar de geração em geração, comportamentos que antes eram adaptativos, poderão não ser no novo ambiente.

Advertência

As adaptações são diferentes das aclimatações. Uma adaptação, comportamental ou de outro tipo, passa por várias gerações até se desenvolver. Usando o exemplo acima do pássaro com o bico longo, ele nasceu com o comprimento do bico que tem, e isso não pode ser mudado. Mas, o pássaro pode gerar outro que tenha um bico mais longo. Se esse processo continuar ao longo das gerações, e ajudá-los a conseguirem mais recursos alimentares, então, isso poderá ser considerado uma adaptação. Um indivíduo pode se aclimatar às condições de vida. Acostumar-se com temperaturas mais frias até o final do inverno é considerado uma aclimatação.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article