×
Loading ...

Definição de um ciclo cardíaco

Atualizado em 19 julho, 2017

Um ciclo cardíaco é um batimento cardíaco. Ele é a sequência de contrações e relaxamentos coordenados das câmaras do coração. Esta progressão de eventos permite que as câmaras cardíacas se encham de sangue e que este volte a ser bombeado para o corpo. O ciclo cardíaco normal é de 0,8 segundo.

O coração possui quatro câmaras e seus movimentos coordenados são responsáveis pelo ciclo cardíaco (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Estrutura do coração

Há quatro câmaras no coração humano: átrios direito e esquerdo e ventrículos direito e esquerdo. Os átrios são as câmaras superiores e os ventrículos são as câmaras inferiores. Estas câmaras têm uma camada de músculo, o miocárdio, que permite que o coração bombeie o sangue. Isto é necessário para assegurar um fluxo de sangue suficiente para o corpo. Os átrios bombeiam o sangue a uma curta distância para os ventrículos, que são responsáveis pela força de ejetar o sangue do coração para outras partes do corpo.

Loading...

Atividade muscular do coração

O miocárdio, ou músculo cardíaco, contrai e relaxa durante o ciclo cardíaco. A contração, que é quando o sangue é empurrado para fora de uma câmara do coração, é chamada de sístole. O relaxamento, ou diástole, é quando o músculo relaxa e uma câmara se enche de sangue. O ciclo cardíaco tem três etapas principais: sístole atrial, a sístole ventricular e a diástole.

Sístole atrial

Esta é a fase onde ambos os átrios direito e esquerdo se contraem. A contração atrial força o movimento do sangue dos átrios para os ventrículos. Durante esta fase os ventrículos estão relaxados.

Sístole ventricular

Os ventrículos se contraem no final da sístole atrial. Essa sístole ventricular força o sangue a partir dos ventrículos em direção ao corpo.

Diástole

Por um tempo muito curto durante o ciclo cardíaco, todas as câmaras estão relaxadas, ou em diástole. Isto acontece quando o coração se enche de sangue, permitindo que todo o ciclo cardíaco inicie novamente.

Válvulas cardíacas

Há válvulas no coração que são de sentido único e que controlam a direção do fluxo sanguíneo. Quando há um aumento da pressão em uma câmara devido à contração muscular, as válvulas se abrem, o que permite que o sangue vá para a próxima câmara ou vaso. Quando a contração pára, as válvulas fecham, evitando que o sangue retorne de volta para a câmara da qual acabou de sair. O forte fechamento destas válvulas é o que faz com que o som "tum-tum" seja associado a um batimento cardíaco. As válvulas de fechamento atriais fazem o primeiro som, ou o "tum", e as válvulas ventriculares fechando fazem o que seria o segundo "tum".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...