Definição de dados objetivos para enfermeiros

Uma avaliação completa de um paciente deve incluir dados objetivos e subjetivos

nurse chris image by John Keith from Fotolia.com

O site reference.com define "objetivo" como "sem ser influenciado por sentimentos pessoais, interpretações ou preconceitos; baseado em fatos; imparcial". Dados objetivos no contexto de saúde, assim podem ser definidos como dados que são fatuais, imparciais e não são alterados por sentimentos pessoais ou interpretações.

É objetivo ou subjetivo?

Uma avaliação completa incluirá tanto dados objetivos quanto subjetivos. Apenas lembre-se que dados objetivos são baseados em fatos, mensuráveis, quantificáveis e repetíveis, enquanto que dados subjetivos são mais abertos à interpretação, baseados em sentimentos e é provável que incluam coisas que o paciente fala a respeito de seus sentimentos.

Exemplos de dados objetivos x subjetivos

Exemplos de dados objetivos incluem a frequência cardíaca, pressão, o quanto o paciente andou durante um treino, o medicamento ministrado ou o número de vezes que é necessário aplicar analgésicos. Essa informação é concreta e baseada em fatos, não está aberta à interpretação.

Opondo-se a isso, os dados subjetivos são baseados menos em fatos e mais em interpretações pessoais dos relatos do paciente. Assim, coisas como o nível de disposição do paciente, de dor, de ansiedade ou a cor da pele (pálida, corada, etc). Isso tudo não pode ser medido e poderia ser interpretado de formas diferentes pela equipe profissional ou pela família.

Uma avaliação profunda

Apesar de ser importante incluir dados subjetivos em uma avaliação, sua importância é mais relevante pela inclusão de dados objetivos de apoio. Por exemplo, "O paciente informou sentir dor em um nível de 8/10 (subjetivo)", pressão em 175/90 (objetivo), após ministrar analgésicos, o paciente informou um alívio na dor de 3/10 (subjetivo), a pressão diminuiu para 125/75 (objetivo)".

eHow Brasil
×