Definição e descrição de pesquisa qualitativa

Escrito por samuel hamilton | Traduzido por joris bianca silva
Definição e descrição de pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa exige que os pesquisadores analisem dados observacionais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Acadêmicos e profissionais utilizam vários métodos de pesquisa diferentes quando estão conduzindo uma pesquisa em seus respectivos campos. Embora existam incontáveis métodos e estilos de pesquisa, quase todos caem em duas categorias básicas: quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa envolve a análise e interpretação de dados numéricos, enquanto a qualitativa envolve a análise e interpretação de dados observacionais.

História

A pesquisa qualitativa foi inicialmente utilizada nas ciências sociais, como sociologia, antropologia e economia. Em meados do século 20, outras disciplinas começaram a empregá-la em sua metodologia. Essas disciplinas incluem áreas como a política educacional, assistência social, estudos de gênero e ciências políticas. No final do século 20, uma grande pressão de pesquisadores quantitativos forçou muitas áreas que empregavam a pesquisa qualitativa a reestruturar os modos de coleta e análise de dados para que seus resultados fossem considerados mais precisos e "condizentes com a realidade".

Características distintivas

A pesquisa qualitativa é diferente da quantitativa de quatro formas principais. Primeiro, os pesquisadores qualitativos selecionam suas matérias de interesse de uma forma direcionada, enquanto os pesquisadores quantitativos podem simplesmente olhar uma massa de dados. Segundo, os pesquisadores qualitativos aceitam uma função mais dominante na proposta, aceitação e discussão da pesquisa, visto que a natureza dela precisa de um grau de subjetividade. Terceiro, a pesquisa qualitativa se foca nos modos comunicativos de interação entre os sujeitos, enquanto a quantitativa tende a se focar nos modos físicos de interação. Finalmente, a pesquisa qualitativa enfatiza hipóteses, debate e discussão com mais frequência, ao contrário da pesquisa quantitativa, que enfatiza a finalidade e as conclusões.

Dados

Embora os dados da pesquisa quantitativa frequentemente sejam como números ou características físicas dos assuntos de suas interações, os dados da pesquisa qualitativa ficam na forma de anotações observacionais e insights criados e modificados pelo pesquisador. Os modos de coleta de dados para a pesquisa qualitativa incluem observações diárias, entrevistas, relatos e reflexão.

Análise

Os pesquisadores empregam vários tipos diferentes de métodos analíticos para interpretar os dados. A codificação tenta fornecer um perfil quantitativo para dados qualitativos por meio do agrupamento desses dados em seções e subseções. Por exemplo, os sociólogos codificam as reações ao questionário de acordo com as respostas. Outro método, a abstração, envolve compor um sumário aprofundado dos dados, muitas vezes de forma narrativa. Ocasionalmente, os pesquisadores empregam métodos mecânicos, como programas de computador, para separar e organizar os dados de acordo com a frequência com que vários temas ou termos ocorrem.