Definição de eficiência e eficácia organizacional

Escrito por donna skekel | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de eficiência e eficácia organizacional
Organizações envolvem grupos de pessoas (workers image by Daniel Wiedemann from Fotolia.com)

A eficácia organizacional pode ser descrita pela definição para o adjetivo "eficaz" do dicionário Merriam-Webster como uma organização que produz um efeito desejado. Da mesma forma, a eficiência organizacional pode ser descrita como uma organização que é produtiva sem desperdícios.

Outras pessoas estão lendo

Objetivos

O efeito desejado dependerá dos objetivos da organização, que podem incluir, por exemplo, gerar lucro produzindo e vendendo um produto. Uma organização eficiente produzirá um produto sem desperdícios. Se ela tiver eficácia organizacional e eficiência, atingirá seu objetivo de obter lucro produzindo e vendendo um produto sem desperdícios. Na economia e no mundo dos negócios, isso pode ser chamado de "maximizar os lucros".

Eficiência

Um sociólogo alemão do século XIX, Max Weber, que estudou e escreveu sobre a análise organizacional, disse que as organizações poderiam desenvolver eficiência incomparável mantendo um sistema de regras explícitas e uma única divisão de trabalho. Weber estudou e concebeu um modelo organizacional ideal que era necessariamente burocrático, impessoal e direcionado.

Eficácia

Em contraste, Drucker, um cientista social austríaco do século XX e autor de muitos livros sobre gestão organizacional, disse que as empresas deveriam se esforçar para a eficácia, em contraste à mera eficiência. Uma citação do livro de Drucker, "The Effective Executive", diz que "a eficiência é fazer as coisas direito e eficácia é fazer as coisas certas".

Adaptabilidade

De acordo com Paul Ferguson em "Organizations: A Strategic Perspective", a organização é um sistema aberto e fortemente influenciado por seu ambiente. Para que atinja e mantenha o sucesso, é preciso adaptar-se ao seu ambiente dinâmico. Avaliar e melhorar a eficiência e eficácia organizacional é uma estratégia usada para ajudar a assegurar o crescimento e o desenvolvimento de uma organização.

Cultura

"The Next Generation Business Handbook" nos lembra que a eficácia organizacional está intimamente ligada à cultura organizacional — organizações particulares que trabalham para criar e manter uma cultura adaptativa. A organização que se concentra em estratégias de mudança organizacional se beneficiará em termos de eficácia e custo-efetividade — ou eficácia organizacional e eficiência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível