Definição de elaboração progressiva

Escrito por gabriele malik | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de elaboração progressiva
Boa comunicação de grupo beneficia a elaboração progressiva (business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

A elaboração progressiva é um termo de gerenciamento de projetos que se aplica sempre que você inicia um novo projeto, mas está incerto de qual será o resultado. Ao longo do tempo, você reúne informações e adapta sua estratégia de acordo, continuamente aprimorando o plano, ao passo que novas informações se tornam disponíveis — basicamente, elaborando-o passo a passo. Assistir ao desenvolvimento de uma campanha de publicidade pode ser a melhor forma de ver a elaboração progressiva em ação.

Outras pessoas estão lendo

Iniciando um projeto

Quando uma companhia quer lançar um novo produto, o diretor de marketing entrará em contato com uma empresa de publicidade para discutir uma campanha apropriada. O primeiro encontro será entre a companhia a os diretores de marketing da agência. Vamos fingir que o produto é um novo tipo de queijo e que a companhia quer colocá-lo como a primeira escolha de toda família jovem — irresistível, principalmente para as crianças. O diretor de marketing dirá "me dê algo fofo e engraçadinho que chame a atenção das crianças, para que elas queiram o meu queijo todos os dias. Devem também chamar atenção das mães, pois são elas que têm o poder de compra".

Brainstorming

Depois desse encontro, os diretores de marketing marcam uma reunião com o time criativo para o primeiro brainstorming (literalmente "tempestade de ideias"). Todo mundo fala a primeira ideia que surge em sua cabeça, encontrando mais ideias por associação livre, e os desenhistas gráficos sugerem ideias visuais, enquanto os redatores inventam histórias. Eles podem concordar em nomear o produto "Cheesy" e, finalmente, concluem: "vamos fazer algo com um rato, algo parecido com as ilustrações da Beatrix Potter". Todos sabem que ratos gostam de queijos e são fofos o suficiente para chamar a atenção de crianças.

Definição de elaboração progressiva
Brainstorming, uma das ferramentas favoritas na elaboração progressiva (four peoples image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

Primeiros esboços

A agência prepara vários esboços para a campanha, produzindo histórias fofas sobre uma família de ratos vivendo embaixo de uma balsa. Por exemplo, a Mãe Rata está preocupada, pois suas crianças não querem mais comer nozes. Ela pergunta o motivo e eles respondem: "porque nós queremos Cheesy, como os nossos primos da cidade". O diretor de marketing apresenta o esboço ao cliente, que poderá dizer: "Ratos não, minha mulher tem medo deles e eles carregam vermes". Esse veredito significa que a agência tem que mudar a campanha. O cliente finalmente concorda com uma criança com fantasia do Mickey Mouse.

Elaboração progressiva

O time volta a trabalhar, agora ao longo do que foi escolhido na última reunião. As novas sugestões podem parecer com: uma mãe volta para casa carregando muitas sacolas de compras. Ao procurar por suas chaves, a porta se abre por dentro e suas crianças a cumprimentam, cantando, em fantasias do Mickey Mouse: "nós queremos Cheesy! Nós queremos Cheesy". Ela sorri de forma benevolente e diz: "Tudo bem. Queijo é bom para os seus ossos, afinal de contas". O diretor de marketing mostra o seu segundo esboço ao cliente, que dessa vez gosta. Então o cliente tem um momento perspicaz — o lançamento do produto deve ter não apenas o queijo, mas também fantasias promocionais do Mickey Mouse.

O lançamento

Finalmente, os anúncios com a família Cheesy aparecem na televisão, as lojas estão cheias de queijo e fantasias, as crianças importunam suas mães querendo os dois, mães compram às dezenas, o fabricante do queijo esfrega suas mãos com alegria e a agência de publicidade abre uma garrafa de champanhe. O lançamento foi um sucesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível