Definição de um ensaio etnográfico

Escrito por cheryl thompson | Traduzido por sabrina queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de um ensaio etnográfico
Ensaios (essais image by Jérôme SALORT from Fotolia.com)

A etnografia é um método de pesquisa qualitativa usada na maioria das ciências sociais, como a antropologia e a sociologia. Em vez de confiar em dados estatísticos como na pesquisa quantitativa, ela tenta descrever uma experiência do mundo social e da vida pessoal das pessoas. Para escrever um ensaio etnográfico, você deve coletar dados empíricos através de um dos seguintes métodos: entrevistas, observações ou questionários.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de etnografia

As entrevistas são tipicamente informais e visam obter a história por trás da experiência da pessoa. Serão feitas perguntas abertas durante as entrevistas, com o objetivo de obter informações importantes. Observar participantes é o método mais associado com a pesquisa etnográfica. Trata-se de observar a fundo e ganhar familiaridade com um grupo ou um indivíduo no seu meio natural por um período de tempo determinado. Já o questionário consiste em perguntas que servem para documentar e coletar informações sobre pessoas específicas.

História

A antropologia foi a primeira disciplina a usar a etnografia como um método de pesquisa. De acordo com o livro, "Ethnographic research: A guide to general conduct", no século 19, antropólogos americanos e europeus foram os primeiros a usar o método da observação e de questionários. O antropólogo polonês Bronisaw Malinowski é considerado um dos primeiros cientistas sociais a articular claramente como fazer um trabalho em campo com o método. Os estudos mais recentes foram orientados por indianos e africanos.

Considerações

Quando estiver fazendo uma pesquisa com esse método, você deve obter consentimento. A ideia do consentimento foi projetada para proteger os pacientes de abusos pelas pesquisas dos médicos. Nas ciências sociais, qualquer pesquisa envolvendo pessoas exige que cada participante assine um formulário de consentimento. Já que a etnografia pode se estender por um grande período de tempo, pode ser preciso renovar periodicamente o formulário de consentimento, de modo que não ocorra confusão sobre o propósito da pesquisa.

Recrutamento

A amostragem é um dos recrutamentos utilizados mais comuns. Segundo Emily Adler e Roger Clark, inclui usar alguns membros de um grupo para conseguir outros membros. Por exemplo, se você estiver interessado em adolescentes, poderia pedir aos participantes que pedissem a outros adolescentes para fazer parte do estudo. A pessoa que controla o acesso dos participantes, normalmente chamados de porteiros, devem consentir com a entrada dos outros participantes.

Equívocos

Renée White percebeu que uma das principais características da etnografia é que ela fica em aberto. Você não precisa de qualquer ideia pré-concebida sobre o que vai achar. O ponto principal para um ensaio etnográfico é que você deseja entender um assunto de um ponto de vista daqueles que estão vivendo um fenômeno único ou ter um conhecimento específico sobre um assunto específico. Você não procura tirar qualquer conclusão. Em vez disso, a meta é explorar a realidade social.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível