Definição de fatores socioeconômicos

Escrito por marc chase | Traduzido por sabrina queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de fatores socioeconômicos
Pessoas (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Os fatores socioeconômicos são as experiências e as realidades sociais e econômicas que ajudam a moldar a personalidade de cada um, a sua atitude e o seu estilo de vida. Os fatores podem também definir a sua região e a vizinhança. As agências de aplicação da lei em todo o país, por exemplo, normalmente citam o fator socioeconômico da pobreza como sendo relacionado às áreas de alta criminalidade.

Outras pessoas estão lendo

Educação

Um dos fatores socioeconômicos é a educação. O nível de escolaridade de cada um pode moldar como ele ou ela vê o mundo e como pode contribuir com o crescimento social. Pode levar a um crescimento da capacidade, o que contribui para o crescimento da qualidade de vida. A educação também pode ajudar com as decisões que as pessoas tomam na vida.

Definição de fatores socioeconômicos
Escolaridade (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Renda e Ocupação

A renda e a ocupação de cada um são fatores que podem contribuir com o seu status social. Uma carreira em medicina, por exemplo, coloca as pessoas em uma alta posição, enquanto também faz essa pessoa fazer parte da classe dos médicos, enfermeiros e outras especialidades médicas. Na sociedade, nós normalmente somos julgados pelo que fazemos e pelo quanto ganhamos. Quando se conhece alguém, a primeira questão que aparece é o que se faz para viver.

Definição de fatores socioeconômicos
Médico (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Residência

Desde o tipo de casa em que vivemos, a qual região e bairro residimos, o local de residência é outro fator. Para melhor ou pior, os vizinhos se agrupam socialmente em bairros com pessoas com rendimentos e fundos semelhantes. Por exemplo, em partes da história, bairros inteiros foram construídos em torno de fábricas ou usinas com a finalidade de servir como habitação para os funcionários. A cidade de Gary, Indiana, por exemplo, prosperou em torno das siderúrgicas, nas margens do Lago Michigan. E quando a indústria siderúrgica começou a cair, no final dos anos 70 e início dos anos 80, as estruturas do bairro de Gary começaram a ruir, iniciando, assim, a pobreza e a criminalidade.

Definição de fatores socioeconômicos
Lar (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Cultura/Etnicidade

A Cultura e/ou a etnicidade também são fatores que contribuem com os pensamentos e as atitudes. Os dois podem causar impacto na forma de criação das pessoas, os seus principais valores, e o seu senso de família e tradição. A história de cada etnia, feriados especiais, e suas crenças culturais são coisas que podem ser passadas de geração em geração e moldam a identidade de cada um.

Definição de fatores socioeconômicos
Cultura (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Religião

Muitas vezes a religião está muito ligada à cultura. Redes sociais inteiras são formadas através de igrejas, templos e mesquitas. De churrascos e jogos de softball da igreja a missionários de outros países e outros grupos, a religião desempenha um papel importante na vida das pessoas.

Definição de fatores socioeconômicos
Religião (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível