Definição da integridade estrutural

Escrito por alissa kinney | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição da integridade estrutural
A engenharia estrutural engloba a construção de grandes estruturas ou peças para equipamentos (Bridges image by Mariusz Niedzwiedzki from Fotolia.com)

A integridade estrutural é um componente do campo da engenharia, mais especificamente no campo da engenharia civil, conhecido como engenharia estrutural. Esta engloba a construção de grandes estruturas ou peças para equipamentos, e, em grande parte, refere-se à solidez da concepção e construção desses objetos, incluindo a segurança e operacionalidade. Esta área é um componente essencial para todos os projetos de engenharia estrutural, pois esses projetos podem incluir pontes, edifícios, barragens e outras estruturas que desempenham um papel importante na rotina diária da sociedade, bem como a segurança dos seres humanos e da vida selvagem.

Outras pessoas estão lendo

História

O princípio da integridade estrutural começou a evoluir após os fracassos na fabricação de armas, máquinas e estruturas, depois da II Guerra Mundial. Para garantir que as estruturas e objetos do futuro suportariam catástrofes como a guerra, os engenheiros efetuaram testes para determinar o quanto eles poderiam suportar se construídos de acordo com os mais altos padrões. Desde então, essas normas continuam a evoluir e expandir entre as nações industrializadas do mundo.

Significado

A integridade estrutural é um componente crucial da área de engenharia e é essencial que os engenheiros aprendam e apliquem em seus trabalhos. Além disso, a maioria das estruturas que são construídas para uso social, como pontes, edifícios públicos e barragens, devem ser avaliadas por agências do governo para garantir que possuam integridade estrutural. Por ter grande importância em estruturas erguidas ao redor do mundo, a integridade estrutural tornou-se uma parte significativa no dia-a-dia de nossa vida como sociedade evoluída.

Benefícios

Os benefícios da integridade estrutural incluem o óbvio (que as estruturas da nossa sociedade são mantidos em um nível de segurança e função que beneficia a população) e o talvez não tão óbvio (que através da integridade estrutural, as indústrias são formadas por padrão ético mais elevado que leva a uma maior responsabilidade e confiabilidade). Como as empresas de engenharia querem ganhar dinheiro, elas provavelmente vão fazer o seu melhor para manter uma reputação entre o público, deixando as estruturas mais seguras.

Considerações

Existem muitas nações ao redor do mundo onde a integridade estrutural não é um princípio orientador na construção de projetos, devido a considerações de ordem legal e financeira. Alguns países simplesmente não têm o controle legal para que os projetos sejam concebidos e concluídos com a funcionalidade de nível superior e seguro, e muitos simplesmente não têm dinheiro para fazê-lo.

Especialista em introspecção

O Dr. Steve Roberts, da Universidade de Oxford definiu integridade estrutural como "a ciência da tecnologia na margem entre segurança e desastre", dando uma grande importância para a integridade estrutural e jogando uma enorme responsabilidade sobre os engenheiros que o seguiram.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível