Qual é a definição de um medidor monofásico?

Escrito por gerritt lee | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a definição de um medidor monofásico?
Medidor de energia elétrica monofásico (electricity meter image by Charles Jacques from Fotolia.com)

Medidores elétricos monofásicos estão presentes em quase todas as casas. Dia após dia, ele mantém o controle de quanta energia cada cliente utilitário usa. Em comparação, medidores trifásicos são normalmente reservados para clientes comerciais e industriais, devido às suas necessidades de energia maiores. No entanto, ambos os tipos de medidores compartilham diversas características e funções comuns.

Outras pessoas estão lendo

Fase dos medidores

Fornecedores de energia dependem de sistemas de transmissão trifásicos para fornecer energia de maneira eficiente para seus clientes. As três fases, ou circuitos, cão comumente chamadas de fases A, B e C em um sistema polifásico. O serviço então é prestado a clientes monofásicos, usando-se apenas uma das três fases. Em contraste, todas as três fases são fornecidas a clientes comerciais e industriais com medidores trifásicos, pois o serviço polifásico é capaz de entregar mais poder com eficiência elevada.

Qual é a definição de um medidor monofásico?
Torre de transmissão elétrica (high voltage power transmission tower image by Roman Ivaschenko from Fotolia.com)

Classes de medidores

A maioria dos medidores monofásicos são auto-suficientes. O termo refere-se ao fato de que 100% da energia entregue realmente entra através do próprio medidor. Por outro lado, os medidores com classificação de transformador usam dispositivos que permitem que apenas uma fração da energia real passe através do contador, pois permitir que 100% dela passasse através dele destruiria o medidor. Medidores monofásicos típicos têm um ANSI (American National Standards Institute, equivalente, no Brasil, ao selo do Inmetro) da classe de 200 amperes. O que significa que o medidor pode lidar, com segurança, com uma carga contínua de 200 amperes de corrente sem exceder sua classificação.

Metrologia

A metrologia de um medidor é a parte responsável por medir com precisão o consumo de energia. Em medidores electromecânicos, mais antigos, que têm um disco de metal rotativo, a metrologia é feita de bobinas de ferro pesado​​, que utilizam a eletricidade para gerar um torque mecânico, que gira o disco. Nos medidores modernos, digitais, a metrologia é feita com sensores eletrônicos, que desempenham a mesma função. Medidores monofásicos têm apenas uma metrologia. Medidores trifásicos exigem circuitos de metrologia separados para cada fase. Isso explica por que os medidores eletromecânicos trifásicos são mais volumosos e mais pesados ​​do que os seus homólogos monofásicos.

Constante métrica

Na matemática e nas ciências, constantes definem uma relação fixa entre duas ou mais quantidades. Da mesma forma, as constantes do medidor são usadas ​​para definir a relação entre as grandezas medidas. Uma delas é chamada de constante watt/hora, conhecido como Kh, que está estampado no painel frontal do medidor. Em medidores eletromecânicos, a constante watt/hora aponta quantos watts/horas de energia são necessários para fazer o disco realizar uma volta. Um medidor residencial monofásico típico tem um Kh de 7,2 watt/hora por volta. Sabendo isto, uma estimativa pode ser feita de que a taxa de consumo de energia por meio da contagem do número de rotações completas do disco em um determinado intervalo, multiplicado pelo Kh constante. Embora medidores modernos não precisem girar discos de metal, o valor do legado da constante de watt/hora, Kh, perpetuou em formato eletrônico.

Registros dos medidores

Medidores monofásicos possuem registos digitais que fornecem uma indicação visual da utilização cumulativa de kilowatt/hora. Medidores eletromecânicos têm quatro ou cinco registros analógicos, que se parecem com mostradores de pequenos relógios, com ponteiros. Medidores digitais são tipicamente equipados com tela de cristal líquido (LCD) que mostram leituras numéricas em um formato digital de sete segmentos, como os encontrados em relógios digitais e outros aparelhos eletrônicos. Os mostradores de medidores monofásicos podem ser programados para exibir quantidades adicionais de energia para aplicações avançadas de medição, como energia líquida e utilização do tempo de medição.

Qual é a definição de um medidor monofásico?
Registro digital (digital clock image by JoLin from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível