Definição de métodos formais e informais de comunicação

Escrito por karen s. johnson | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de métodos formais e informais de comunicação
Comunicações formais e informais são encontradas em relações pessoais e de negócios (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Na área acadêmica, as comunicações formais e informais são comumente utilizadas no contexto da comunicação organizacional, uma área de estudo que examina as interações entre as pessoas dentro de qualquer organização, o que nem sempre se refere a uma empresa ou negócio. Entretanto, as unidades familiares ou sociais têm a sua própria organização e a comunicação flui em sentido ascendente, descendente ou até mesmo horizontalmente entre os pares ou iguais. Os métodos informais são mais descontraídos do que os formais, tanto na estrutura como no tom.

Outras pessoas estão lendo

Métodos de comunicação formal escrita

Se estiver escrevendo uma carta comercial, preenchendo um pedido de emprego ou um formulário de reclamação, enviando um fax de negócios, compondo um e-mail comercial ou até mesmo utilizando o código Morse, estará se comunicando através de um método formal de comunicação. Existe uma estrutura específica para a comunicação e, nas empresas, a descrição por escrito de seu trabalho é um tipo de comunicação formal, assim como são os memorandos internos.

Definição de métodos formais e informais de comunicação
Cartas comerciais são um tipo de comunicação formal escrita (Rayes/Digital Vision/Getty Images)

Métodos de comunicação formal verbal

Caso vá fazer uma apresentação oral para seu gerente, clientes ou potenciais consumidores, esteja engajado em uma comunicação formal ou verbal, o que também vale para reuniões de negócios agendadas, chamadas de conferência telefônica, coletivas de imprensa e entrevistas de emprego.

Definição de métodos formais e informais de comunicação
Uma apresentanção de negócios é um método de comunicação verbal formal (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

Métodos de comunicação informal escrita

Se for escrever uma nota pessoal a um amigo, ou incluir uma ou duas linhas escritas à mão em um cartão para enviar flores à sua mãe, estará engajado em uma comunicação informal. Outros exemplos são: cartas de amor, cartões pessoais de aniversário, e-mails amigáveis ​​ou contendo piadas, e até mesmo um recado para o seu cônjuge no espelho do banheiro.

Definição de métodos formais e informais de comunicação
Um recado pessoal escrito à mão é um método de comunicação informal escrita (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Métodos de comunicação verbal informal

Se estiver fofocando com seus amigos, estará praticando um método verbal informal de comunicação que, se for em seu escritório, poderá chamá-lo de "o que dizem as más línguas". Repreender seus filhos, telefonar para sua mãe no dia das mães ou chamar as crianças para dentro na hora do jantar são todos métodos de comunicação verbal informal.

Definição de métodos formais e informais de comunicação
Uma conversa casual ao telefone é uma forma de comunicação verbal informal (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível