Definição do orçamento estratégico

Escrito por audra bianca | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição do orçamento estratégico
A gestão do orçamento requer planejamento, estabelecer prioridades e análise financeira. (budget report image by TEMISTOCLE LUCARELLI from Fotolia.com)

Uma organização utiliza vários métodos para poder alcançar seus objetivos. Ela elabora planos para gerenciar seus recursos, juntamente com o planejamento de como alocá-los para cada área do programa. A forma com a qual o gestor de cada área gasta os recursos alocados deve ser feita de forma a ajudar a organização a alcançar seus objetivos. Em grande escala, os gestores que utilizam os recursos visando cumprir o objetivo contribuem para o sucesso da organização como um todo.

Outras pessoas estão lendo

Manifestando um plano

O orçamento estratégico está intimamente ligado ao plano estratégico de uma organização. Ela faz uso desse plano, geralmente elaborado com um prazo de cinco anos, para definir suas metas. Ela desenvolve um plano operacional anual, a fim de desmembrar esses objetivos de longo prazo em metas anuais. Um orçamento estratégico descreve o plano operacional anual, mostrando as categorias em quantidades. O orçamento detalha a distribuição da verba para cada área do programa, incluindo as despesas com salários de funcionários, despesas gerais, com os equipamentos e assim por diante.

Vinculado ao planejamento a longo prazo

Um orçamento estratégico deve estar vinculado ao planejamento a longo prazo da organização. Se uma organização não considera como a distribuição de curto prazo das verbas para as áreas ajudará na obtenção dos objetivos de seu programa, ela corre o risco de efetuar gastos desnecessários. O conceito por trás da criação do orçamento estratégico é que os gastos são realizados de forma objetiva, e isso justifica vinculá-los aos objetivos de um plano estratégico. Se uma organização revisa seu plano de longo prazo, ela consegue ajustar o orçamento do ano seguinte de acordo com esse plano.

Estabelecendo prioridades

Um orçamento estratégico pode representar as complexas necessidades de um órgão público ou sem fins lucrativos. Esse tipo de organização não privada tem várias necessidades, mas nem todas podem ser satisfeitas de modo igual. Uma organização tem que priorizar suas necessidades para tranquilizar seus acionistas. A análise crítica do orçamento permite aos gestores identificar como as verbas são estrategicamente distribuídas para as áreas do programa. Normalmente, os programas com os maiores orçamentos refletem as prioridades mais importantes de um órgão. Se uma organização pública ou sem fins lucrativos utiliza o planejamento estratégico, o orçamento estratégico também reflete os objetivos de curto e de longo prazo.

Monitorando o desempenho

A outra vantagem do orçamento estratégico pode ser observada em uma fase futura, no momento da execução do orçamento. Chamada de controle orçamentário ou monitoramento do desempenho, essa é a fase em que a organização considera como cada área do programa realiza seus gastos, em comparação com sua distribuição orçamentária. Esse monitoramento também analisa se as dotações para cada programa foram feitas da melhor forma para obter os resultados para toda a organização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível