Definição de um portfólio pessoal

Escrito por jackie lohrey | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de um portfólio pessoal
Um portfólio pessoal é tudo sobre você (The portfolio symbol of reflective on a white background image by onlinephoto from Fotolia.com)

Portfólio pessoal é um documento comprobatório, projetado para fornecer informações quantitativas e qualitativas. É diferente de um currículo, pois sua intenção não é resumir, mas sim explicar com mais detalhes e fornecer provas relativas às realizações, habilidades e experiências, em sala de aula, local de trabalho e na comunidade em que você vive.

Outras pessoas estão lendo

Formato

Um portfólio pessoal pode ser exposto em formato impresso ou eletrônico. Embora ambos incluam as mesmas informações, o público-alvo, juntamente com o modo que você pretende usá-lo, irão determinar o seu melhor formato. Em geral, o formato impresso é mais formal que o eletrônico. Você também pode decidir usar ambos os formatos, criando um impresso mais formal e uma versão eletrônica menos formal.

Período de tempo

Ao contrário de um currículo, um portfólio pessoal não é um documento que você senta e cria em uma hora. Um bom portfólio é sempre um trabalho em andamento. Tenha em mente que ele pode abranger um período de cinco anos ou mais em sua vida. Por exemplo, estudantes do ensino médio, ao criar um portfólio pessoal para admissão da faculdade, incluem normalmente um período de quatro anos, enquanto estudantes universitários incluirão todos os quatro anos de faculdade e podem optar por incluir importantes realizações anteriores também.

Processo

O processo de desenvolvimento de um portfólio pessoal inclui coleta de informação, organização, montagem e uma verificação final antes de enviar para qualquer interessado. Coleta de informações é a parte mais longa e mais complexa do processo, e é essencial para manter o portfólio atualizado. Organização e montagem são mais fáceis de estabelecer e trabalhar se você usar um esquema semelhante ao índice que será incluido no portfólio completo.

Inclusões

O objetivo em montar um portfólio pessoal é fornecer a maior quantidade possível de informação relevante sobre você. Categorias de portfólio típicos incluem atividades e realizações educacionais, experiência de trabalho e envolvimento na comunidade. Exemplos de documentos geralmente incluídos são boletins e histórico escolar, prêmios acadêmicos e comprovantes de participação em atividades escolares, tais como premiações esportivas, declaração de um treinador ou um artigo de jornal.

A documentação relacionada a trabalho pode incluir trabalho remunerado e não remunerado, tal como estágio, e incluir currículo atualizado, cartas de recomendação e uma lista das referências. A documentação que envolve sua comunidade pode ser referências pessoais, certificados do reconhecimento, fotografias ou um resumo escrito de sua experiência.

Esquema

O esquema de um portfólio pessoal deve ser organizado e uniforme. Um portfólio mais formal não vai precisar de decoração ou desenho criativo, já um menos formal pode ser decorado. Inclua uma capa com seu nome, uma foto e o título do portfólio. Páginas numeradas e índice são uma boa ideia para ajudar o leitor a percorrer as seções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível