Definição de recrutamento e seleção

Escrito por pallab dutta | Traduzido por juliana soares
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Definição de recrutamento e seleção
Recrutamento e contratação (business men image by Ivanou Aliaksandr from Fotolia.com)

Recrutamento e seleção tratam da sequência de atividades referentes ao recrutamento e seleção de candidatos executados pelos profissionais de recursos humanos de uma empresa. Toda empresa, das menores até às multinacionais, tem regras bem elaboradas de emprego e recrutamento, além de procedimentos para contratação. O departamento de recursos humanos de grandes empresas, escritórios e organizações multilaterais é responsável pelo recrutamento e seleção de funcionários.

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Estratégia macro de gerenciamento de recursos humanos

O departamento de RH desenha a estratégia macro para o desenvolvimento dos recursos humanos a longo prazo em uma empresa. As chaves para essa estratégia são os processos e iniciativas relacionados ao recrutamento e seleção de novos funcionários, que são cuidadosamente ligados aos objetivos corporativos de longo prazo e metas da organização. A alta gerência também colabora com dados valiosos e faz sugestões sobre as expectativas em relação às habilidades e qualidades que os novos trabalhadores precisam ter.

Definição de vagas e cargos disponíveis

O primeiro processo de um programa de recrutamento e seleção é a definição das necessidades e requisitos de novos funcionários e profissionais para as vagas. As funções, as responsabilidades, as habilidades e as qualificações são cuidadosamente definidas e as vagas são divulgadas em anúncios por meio de vários tipos de mídia. As grandes empresas trabalham também com agências de recrutamento, headhunters e sites, terceirizando algumas atividades.

Período de avaliação

Um processo rigoroso de avaliação dá continuidade ao processo. São selecionados e classificados vários currículos. As entrevistas são agendadas com os candidatos que se destacarem. De acordo com as políticas organizacionais da empresa, podem ser feitos testes escritos. As entrevistas presenciais são feitas por recrutadores e os candidatos são avaliados de acordo com vários parâmetros organizacionais.

Processo de seleção

As referências são pesquisadas e as experiências apresentadas nos currículos dos candidatos são checadas. Um acompanhamento é feito com alguns candidatos selecionados para confirmar o processo de contratação. É feita novamente uma avaliação meticulosa, de forma transparente e objetiva, das habilidades e qualificações dos candidatos, assim como dos materiais e amostras de trabalho que enviaram. No último estágio do processo são feitas entrevistas adicionais ou finais. Dessa forma, a decisão da contratação é concluída.

Processo de integração

Uma vez que os candidatos escolhidos são informados, eles recebem cartas-proposta que informam brevemente sobre seus papéis e responsabilidades. Durante o processo, os candidatos selecionados são encorajados a fazer perguntas sobre a filosofia da empresa, cultura e práticas dos funcionários. Por meio desse documento, são informados sobre a data de início do trabalho, benefícios e outros detalhes.

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