Definição de sistemas hidráulicos e pneumáticos

Escrito por wesley tucker | Traduzido por gregory ciannella
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de sistemas hidráulicos e pneumáticos
Hidráulica faz o trabalho pesado, enquanto a pneumática faz trabalho repetitivo (hydraulic machine image by Heng kong Chen from Fotolia.com)

Máquinas de todos os tipos precisam de energia. A energia permite que as máquinas façam certos tipos de trabalho. Duas das formas mais eficientes e compactas de energia para máquinas são os sistemas hidráulicos e pneumáticos. Sistemas hidráulicos e pneumáticos podem ser configurados em diferentes tipos de fontes de energia para levantar, abaixar, puxar, empurrar, virar, girar e mover máquinas que transportam cargas enormes. Ferramentas também podem ser energizadas para quebrar pedra, unir aço e cortar madeira. Hidráulica e pneumática fornecem a energia para fazer o trabalho acontecer.

Outras pessoas estão lendo

Hidráulica

A hidráulica trabalha com o princípio de fluidos pressurizados forçando uma ação mecânica. Um sistema hidráulico instalado sobre uma máquina é chamado de circuito hidráulico. Circuitos hidráulicos são compostos de uma bomba para comprimir o fluido, as tubulações para transportar o fluido, um cilindro onde o fluido é bombeado e um pistão movido pelo fluido sob pressão no interior do cilindro. Também podem atuar eixos para gerar energia aos motores de potência hidráulica e transportadores.

Pneumática

A pneumática é semelhante à hidráulica, mas com uma grande diferença: em vez de fluido, faz uso de gás (geralmente ar). O ar é puxado para dentro de um compressor e então forçado através de tubulações para diferentes ferramentas. O ar comprimido atua em pistões e eixos e os obriga a se mover. A pneumática é muitas vezes usada para diferentes tipos de ferramentas manuais e também máquinas que realizem movimentos repetitivos. A britadeira é um bom exemplo de ferramenta pneumática repetitiva.

Diferenças

Além da diferença de líquido e gás, existem outras diferenças entre pneumática e hidráulica. A hidráulica é um circuito fechado: o fluido é enviado para o cilindro, movendo então o pistão e, em seguida, circula de volta para a bomba. Na pneumática, por outro lado, "respira", e não circula o ar. O ar comprimido é enviado para a ferramenta que faz o trabalho e expelido por meio de uma porta de escape. Mais ar é puxado para o compressor quando realizar mais trabalho.

Instalações hidráulicas

A hidráulica é instalada para fazer o trabalho pesado em uma variedade de veículos e máquinas de produção. O fluido hidráulico sob pressão pode suportar cargas enormes. Circuitos relativamente pequenos podem levantar e mover muitas toneladas de material. Também é usada ​​para fazer máquinas de estampagem, prensagem e trabalho que exija rolamento, como em uma fábrica ou em uma usina de aço. Circuitos hidráulicos são usados ​​em carros, caminhões e aeronaves, para acionar vários sistemas, como freios, elevadores e superfícies de controle (flaps).

Instalações pneumáticas

Sistemas pneumáticos são utilizados em todos os tipos de instalações de fabricação e de montagem. O suprimento de ação repetitiva pneumática é ideal para ferramentas como furadeiras, martelos e talhadeiras. Também são instalados sistemas pneumáticos para mover itens em linhas de montagem e em instalações de manutenção, tal como garagens e hangares de aviões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível