Definição de stakeholders primários

Escrito por tyler lacoma | Traduzido por carlos augusto santana filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de stakeholders primários
Stakeholders têm investimentos significantes em recursos ou negócios (business charts with us money image by Andrew Brown from Fotolia.com)

O termo stakeholder primário é um termo comum sociologicamente e financeiramente, é sinônimo de stakeholder-chave e conhecido geralmente apenas por stakeholder. O contexto irá determinar qual tipo está sendo referenciado. As empresas os veem como aqueles que possuem investimentos em negócios em particular. Já os sociólogos os veem de forma mais ampla, remetendo à gestão dos recursos naturais que são importantes para a economia.

Outras pessoas estão lendo

Definição

Um stakeholder primário é uma pessoa ou um grupo de pessoas diretamente afetados por um determinado assunto. Eles investiram em projetos ou na economia, com seu tempo, dinheiro, atenção, localização ou sua fidelidade. Por conta dos investimentos, o público interveniente é afetado. Caso seja algo de sucesso, então os stakeholders também o serão, mas se for um fracasso e seu valor diminuir, eles compartilharão o mesmo destino.

Recursos

Na visão de sociólogos, os stakeholders ​​primários são aqueles que dependem diretamente de um recurso. Por exemplo, os pescadores são assim classificados quando nos referimos ao oceano e suas proximidades, pois seu sustento depende do peixe. Se acontecer algo com este recurso, sua subsistência estará comprometida. Da mesma forma, os comerciantes que vendem o peixe e as pessoas que o transportam também dependem diretamente dele.

Finanças

No mundo financeiro, os stakeholders primários são aqueles que têm o dinheiro diretamente investido em um negócio. Essas pessoas nem sempre se beneficiam da prática em si dos negócios, mas são aquelas que têm uma parte dele e são afetadas a depender do seu sucesso ou fracasso. Eles estão interessados nas estratégias gerais e sucesso da empresa, porque têm a ganhar ou a perder por meio de ações que compraram.

Grupos financeiros de stakeholders

Stakeholders primários financeiros são frequentemente divididos em vários grupos. Existem os de mercado de capitais, que são os acionistas e credores que investiram dinheiro diretamente na empresa e querem preservar e aumentar sua riqueza. Há os de produtos que são as pessoas que se beneficiam diretamente do negócio, sem necessariamente investir dinheiro, como fornecedores e alguns clientes. Também podemos encontrar os stakeholders organizacionais que são os funcionários que trabalham para a empresa e dependem da sua sobrevivência para ter renda.

Stakeholders secundários

Stakeholders secundários são aqueles que não são afetados diretamente pelos investimentos, mas que de qualquer forma experimentam algum tipo de mudança. Todo o público de uma nação é um stakeholder secundário para a maioria das empresas, por conta do pagamento de impostos usados pelo governo para criar benefícios para os cidadãos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível