Definição de uma superfície topográfica

Escrito por suzanne fyhrie parrott | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de uma superfície topográfica
A topografia representa com precisão os contornos de uma superfície (badlands image by jedphoto from Fotolia.com)

Mapas topográficos de superfície, também chamados de mapas topográficos ou de contorno, fornecem um ponto de referência, retratando com precisão as características de uma superfície por meio de linhas de contorno, cores e símbolos. Normalmente, os mapas topográficos de superfície referem-se às representações precisas de montes, vales, rios, lagos, riachos, trilhas e áreas arborizadas, bem como recursos criados pelos homens, incluindo barragens e estradas. No entanto, a topografia também se refere a recursos planetários, como a crateras da lua ou o corpo humano. Os mapas topográficos atuais utilizam equipamentos de detecção avançada para interpretar fotografias aéreas de uma região, criando mapas extremamente precisos.

Outras pessoas estão lendo

Linhas de contorno

A linha imaginária em um mapa topográfico, denominada linha de contorno, representa as características da superfície da Terra. Cada parte ao longo da linha está na mesma elevação (altitude) acima de algum ponto (plano de referência) e, portanto, essas linhas nunca se cruzam. Para a maioria dos mapas topográficos, o ponto de referência é o nível do mar.

As linhas de contorno representam a elevação do terreno. Linhas juntas representam um terreno íngreme, enquanto as linhas de contorno amplamente espaçadas ou ausentes representam um chão mais plano. A diferença de elevação entre os contornos, o chamado nível de contorno, apresenta a forma geral do terreno. A extensão relativamente plana pode ter um intervalo de contorno de até 3 m. Áreas montanhosas podem exigir intervalos de contorno de 30 m ou mais. Esta informação é especialmente útil quando se atravessa um território desconhecido.

Cores

Os mapas topográficos não revelam apenas os contornos da superfície da Terra, mas também rios, florestas, edifícios e outros pontos de interesse. Os mapas USGA, por exemplo, usam cores para identificar esses diferentes aspectos. A cor marrom representa contornos de superfície (elevação). Símbolos pretos representam recursos artificiais, tais como estradas, edifícios e limites. A cor azul indica corpos de água, como lagos, rios e córregos. A cor verde indica uma região com vegetação significativa, onde o branco representa áreas esparsamente vegetadas. A cor vermelha indica as principais rodovias e fronteiras entre as áreas de terras públicas. Branco com azul indica campos nevados e geleiras permanentes. O roxo representa os recursos acrescentados ao mapa desde a pesquisa inicial.

Símbolos

Um mapa topográfico inclui símbolos que representam características, tais como ruas, edifícios, vegetação e rios. Os símbolos são continuamente refinados para melhorar a legibilidade do mapa ou reduzir o custo da produção.

Perfil topográfico

Um perfil topográfico é a visão transversal de uma seção de uma área. Se você cortar a Terra ao meio, e visualizar a área de superfície lateral (perfil), um perfil topográfico terá sido criado. Esta forma de mapa da superfície não só ajuda a compreender mapas topográficos, mas também os geólogos acham que ela é útil na análise de diversos problemas geológicos, como vulcões.

Topografia da superfície em 3D

Ao contrário dos mapas de superfície de topografia tradicional em 2D, os mapas em 3D representam realisticamente as características naturais de uma superfície, como vales profundos derivados de poços ou depressões. A topografia 3D também fornece parâmetros adicionais, tais como volume de óleo, volume de detritos e zonas de contato que permitem aos engenheiros analisar as propriedades funcionais das superfícies.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível