Definição de um teste de conformidade de auditoria

Um teste interno de conformidade de auditoria garante que os procedimentos operacionais estão de acordo com as leis e políticas corporativas

law courts image by Peter Helin from Fotolia.com

Um auditor interno conduz um teste de conformidade para assegurar que os procedimentos ou mecanismos de uma empresa aderem às exigências regulamentares, às práticas da indústria, às políticas corporativas e estejam funcionando adequadamente. Um teste de conformidade de auditoria pode cobrir riscos operacionais, sistemas de tecnologia, controles financeiros ou diretrizes regulamentares. Um consultor externo, muitas vezes, pode ajudar a estabelecer os procedimentos de testes adequados.

Objetivo

Um teste de conformidade de auditoria interna garante que os funcionários respeitem as políticas corporativas e os requisitos regulamentares das operações de uma empresa. Ele também avalia os "controles" internos das empresas e garante que eles são "eficazes" e "adequados". (Um "controle" é um conjunto de instruções que a alta administração estabelece para evitar perdas devido a erros ou mau funcionamento das tecnologias). Um controle "eficaz" fornece correções para os problemas internos. Um controle "adequado" lista claramente os passos para o desempenho do trabalho e a tomada de decisões.

Função

Um auditor interno (que está realizando os testes), geralmente tem um grau de bacharel em contabilidade, auditoria ou fiscalização. O auditor também pode ter um mestrado em uma área de negócios ou nas artes liberais. Um revisor também pode ter um certificado de contador público, um de auditor interno ou um de fiscal de fraudes. Um funcionário que possui um grau acadêmico superior ou uma licença profissional tem mais oportunidades de crescimento na carreira.

Tipos

Um teste de conformidade de auditoria interna pode abranger quatro áreas: operações, regulação, sistemas de informação e relatórios financeiros. Um teste de conformidade operacional garante que as atividades de uma empresa estão aderindo às recomendações da alta administração e às políticas de recursos humanos. Uma revisão regulamentar indica se os funcionários e as atividades de uma empresa estão cumprindo as exigências governamentais e as diretrizes. Uma auditoria tecnológica avalia os sistemas de informações de uma empresa e detecta possíveis avarias. A auditoria de conformidade financeira garante que os mecanismos de contabilidade e os relatórios funcionem de forma eficaz e adequada.

Contratação de especialistas

Um departamento de auditoria interna pode, ocasionalmente, buscar conhecimentos externos para melhorar os processos de avaliação e revisão. Uma firma de contabilidade pública ou um grupo de consultoria de negócios podem fornecer esses conhecimentos. Por exemplo, o supervisor de auditoria interna de uma refinaria de petróleo no Texas pode contratar um geólogo ou um especialista do IBAMA, para aconselhar sobre ferramentas e técnicas para avaliar a conformidade da empresa com as leis ambientais e os regulamentos de perfuração.

Equívocos

As normas profissionais ou diretrizes regulatórias não necessitam de um auditor interno, que executa testes de conformidade, para manter uma certificação profissional, mesmo que os mais experientes realizam pelo menos uma designação. A alta gerência de uma empresa não é obrigada a publicar os relatórios de auditoria interna (para reguladores e investidores), uma vez que esses documentos só ajudam os decisores corporativos a avaliarem o "perfil de risco" da empresa e as funções operacionais. Um "perfil de risco" indica o "alto", "médio" e "baixo" risco dentro de uma empresa ("alto", "médio" e "baixo" indicam possíveis perdas).

eHow Brasil
×