×
Loading ...

Técnicas para definir e cumprir metas diárias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Nós nos acostumamos a falar sobre nossas metas como se não fossem nada além de sonhos. Entretanto, na realidade, é possível atingi-las dia após dia. Os objetivos diários contribuem para os semanais, e esses contribuem para os mensais. Já as metas mensais contribuem para — você adivinhou — seus alvos anuais. Com um pouco de previsão e planejamento, nossas metas podem representar algo que alcançamos dia a dia. Veja como começar.

Instruções

Listas de tarefas ajudam a definir prioridades e não chegar ao fim do dia com "mil coisas para resolver" (Getty Images)
  1. Faça uma lista dos seus objetivos diários. Mesmo que preveja um dia menos produtivo, ainda é uma boa ideia definir metas para si mesmo. Quanto mais cedo adquirir o hábito de estabelecer "goals" diários, mais cedo adquirirá o hábito de alcançá-los.

    Loading...
  2. Mantenha suas listas de metas diárias em um só lugar. Você pode utilizar um caderninho espiral, um organizador pessoal ou o programa de calendário do seu computador. A organização dos seus objetivos em um só lugar permite-lhe observar as listas de dias e semanas passados, o que facilita a visualização de quão consistentemente você vem cumprindo seus objetivos. Busque ainda consultar suas anotações pelo menos três vezes ao dia. Assim, você não perde de vista o que precisa fazer e mantém-se focado ao longo do dia, além de perceber o que é necessário fazer primeiro.

  3. Seja realista sobre suas metas diárias. "Ganhar R$ 2.000 antes das cinco horas da tarde" é vago e pouco realista, mas um objetivo como "Entrar em contato com quatro clientes" é totalmente possível — e poderia ajudá-lo a trabalhar para alcançar aqueles R$ 2.000.

  4. Visualize suas metas diárias como "blocos de construção" dos seus objetivos semanais e mensais. Por exemplo, se quiser enviar um material publicitário para dez potenciais clientes até o final da semana, torne seu objetivo enviar o material para dois potenciais clientes a cada dia de trabalho. Além disso, à medida que for progredindo, revise seus "goals" semanais ou mensais de acordo com seus projetos ou compromissos pessoais e profissionais. Se num dia você não pôde fazer algo muito importante, comece por essa tarefa no dia seguinte.

Loading...

Dicas

  • Recompense-se por um trabalho bem feito. Se realizar três metas diárias antes do almoço, dê uma boa caminhada ou converse com amigos. Se realizar todos os seus objetivos até o final do dia, desfrute de um sorvete ou vá ao cinema. Mesmo o menor incentivo pode ser um grande encorajamento.

Aviso

  • Não sinta-se desanimado se não conseguir completar todas as coisas em sua lista de metas diárias. Quanto mais experiência ganhar com a definição de objetivos, mais saberá exatamente o que você pode e não pode fazer em um dia.

Referências

Loading ...
Loading ...