Mais
×

Como definir metas com o modelo SMART

Atualizado em 23 março, 2017

Ao longo da sua carreira e pelo resto da vida, o estabelecimento de metas é fundamental para o alcance do sucesso. Um dos métodos disponíveis para auxiliá-lo na definição de metas é o modelo SMART. Esse modelo mostra especificamente como estabelecer metas e alcançá-las. Em vez de trabalhar de forma aleatória em prol de um futuro indefinido, a definição de objetivos específicos, com a utilização do modelo, pode fornecer um sentido claro de direção na sua vida.

Instruções

O modelo SMART mostra especificamente como estabelecer metas e alcançá-las (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Crie um objetivo específico no qual seja possível trabalhar no sentido de alcance futuro. A primeira letra no modelo SMART é "S" que significa "específico" ("specific", em inglês). Você precisa ser o mais específico possível ao definir seus objetivos. Muitas pessoas cometem o erro de indeterminar o estabelecimento de um objetivo. Quanto mais clara for sua meta, mais altas serão as chances de alcançá-la. Seja claro na definição de metas e anote tudo, para que você possa saber exatamente onde está indo.

  2. Crie um objetivo que possa ser mensurado uma vez que os trabalhos sejam iniciados. O "M" no modelo do SMART significa "mensurável". O objetivo tem que ser mensurável ou não poderá ser alcançado. Não é possível identificar o alcance de uma meta, se você não puder mensurar o seu desempenho. Por exemplo, se você estiver atuando no setor de vendas, é possível definir um valor específico que você gostaria de alcançar.

  3. Escolha uma meta que seja possível e possa ser alcançada depois de uma certa quantidade de trabalho da sua parte. O "A" no modelo do SMART significa "atingível". Muitas pessoas cometem o erro de estabelecer metas que não podem ser alcançadas. Em vez de definir um objetivo que seja inatingível, escolha um que você realmente possa visualizar-se alcançando em algum momento em um futuro próximo. Isso lhe dá motivação para trabalhar em direção à conclusão do objetivo.

  4. Defina um objetivo que você possa realmente visualizar-se alcançando. O "R" no modelo do SMART significa "realista". Escolha algo que você possa alcançar com um pouco de trabalho duro, mas que não seja impossível. O objetivo precisa ser algo que não seja muito fácil e nem muito difícil de alcançar.

  5. Defina um limite de tempo para a realização do seu objetivo. O "T" significa "tempo oportuno" no modelo SMART. Ao definir um limite de tempo para o seu objetivo, você se mantém responsável. Se não tiver um limite de tempo, você nunca poderá completar a tarefa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article