Como definir objetivos para um departamento de TI em uma organização empresarial

Escrito por jennifer fleming | Traduzido por samuel silva
Como definir objetivos para um departamento de TI em uma organização empresarial
Os objetivos da área de TI devem equilibrar as operações em curso com as necessidades de contingência e expansão (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Conforme as companhias continuam evoluindo na era da informação, as demandas e as necessidades das equipes de tecnologia da informação (TI) aumentam. Infelizmente, os orçamentos e o capital não estão evoluindo correspondentemente, de forma que a gerência e os executivos devem ser altamente seletivos na busca de programas que requeiram suporte de TI. A definição de objetivos para o departamento de TI torna-se um desafio conforme as empresas tentam equilibrar as operações em curso, as iniciativas estratégicas, o trabalho de garantia e a manutenção. O desenvolvimento de metas permite que a equipe sustente as operações existentes, objetivando uma maior expansão.

Instruções

  1. 1

    Estabeleça objetivos para a sustentação das operações existentes. Conduza uma avaliação anual da saúde do seu departamento de TI. Antes que a equipe possa entreter as necessidades e os desejos dos outros, é necessário entender seus próprios pontos fortes e fracos para assegurar que o financiamento e a preparação adequada estejam em vigor para os compromissos existentes. Por exemplo, examine as estatísticas de desempenho relacionadas com o tempo de atividade do sistema (disponibilidade) ou a precisão dos dados (confiabilidade). Se essas áreas não foram satisfatórias, estabeleça metas para atualizar ou complementar seus sistemas, a fim de melhorá-las.

  2. 2

    Crie objetivos para uma visão estratégica. Participe dos resultados harmonizados, um conjunto de atividades que ajudam os executivos e os líderes organizacionais a compreender e relacionar a missão e a visão da empresa aos seus objetivos estratégicos. Isso é alcançado através de um processo de nove etapas que examina a missão da organização, a visão, os desafios, os facilitadores e os valores com a perspectiva do cliente, os proprietários de processos de negócios e as equipes de infra-estrutura de apoio, como foi observado pelo Balanced Scorecard Institute. O conhecimento em primeira mão dos planos estratégicos da organização e das visões da equipe executiva ajudará os líderes de TI a planejar adequadamente a próxima mudança e expansão. Se a empresa planeja expandir-se globalmente, uma revisão da expansão da infraestrutura potencial e alianças com fornecedores estrangeiros podem ser incluídos no planejamento futuro.

  3. 3

    Desenvolva objetivos para integrar os canais de geração de receita críticas. Os ambientes de gerenciamento da cadeia de suprimentos, da gestão de relacionamento com o cliente, da inteligência de negócios e da colaboração integrada são as principais competências que todas as empresas precisam para promover a eficiência, manter a competitividade, gerenciar o fluxo de trabalho, manter e usar o conhecimento de forma eficaz, e explorar sistemas de rede social. Se estas áreas residem em sistemas distintos, estabeleça metas para integrá-los, a fim de melhorar a acessibilidade de dados e uma maior inteligência de negócios (conhecimento sobre seu negócio, clientes e fornecedores).

  4. 4

    Defina os objetivos que equilibram os recursos. Embora a terceirização do serviço possa ter um bom custo-benefício para certos tipos de recursos, considere outras opções. O autotreinamento (educação dos usuários finais para alcançar um maior desenvolvimento) e o treinamento interno (utilizando especialistas da área de TI) podem proteger dados sensíveis e tecnologia, aumentar a moral dos funcionários, bem como promover e sustentar a continuidade e a cultura organizacional.

  5. 5

    Projete objetivos que mantenham o foco na continuidade e na contingência. É fácil tornar-se preocupado com a expansão e a integração, mas lembre-se que a disponibilidade do sistema é tão importante quanto sua capacidade. Milhões de reais podem ser perdidos se a conectividade for cortada por longos períodos de tempo.