Como os defletores do escapamento funcionam

Escrito por jody l. campbell | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os defletores do escapamento funcionam
Defletores de escape (double exhaust pipe image by green308 from Fotolia.com)

Outras pessoas estão lendo

Defletor de escape

O defletor de escapamento é uma câmara que fica dentro de um silenciador ou ressonador que é projetado para abafar ou silenciar os ruídos do sistema de escape. Engenhosamente, o silenciador utiliza a câmara do defletor para aumentar a quantidade de som no interior da câmara para que, ao mesmo tempo em que sai pelo silenciador, o som seja anulado. O escapamento é fumaça oriunda da combustão que ocorre no interior do motor, de onde sai com um ruído muito alto. Um sistema de escapamento controla o som através de um coletor e uma série de tubos, um conversor catalítico e o silenciador. Em algumas aplicações, os ressonadores estão presentes nos tubos de escapamento, que age como um segundo (ou além disso) silenciador no sistema. Dentro do silenciador há uma câmara fechada com dois ou mais tubos perfurados. O tubo de entrada perfurado permite que os gases do escapamento sejam emitidos pela câmara divisória saltem para fora das paredes interiores e entrem no tubo de saída perfurado, onde, então, são repelidos de volta por uma pressão vinda do silenciador através do tubo de escapamento. Os tubos perfurados na câmara do defletor criam uma interferência não-direcional com o fluxo de gases do escapamento repelidos e auxiliam no silenciamento dos gases.

Tubos perfurados

Existem ajustes ou kits de defletor "faça-você-mesmo" que podem ser manipulados e inseridos no sistema de escapamento do silenciador (mais comum nos silenciadores de motocicletas) para alterar o tom de um escapamento, seja para intensificar ou diminuir a quantidade de som que o sistema de escapamento emite. Ao fazer isso, tais defletores podem aumentar a potência do motor (para corridas) e, consequentemente, diminuir a eficiência de combustível do veículo. Por outro lado, pode-se conseguir um som mais silencioso e controlado.

Desgaste

Depois de algum tempo, o desgaste e a exposição fazem o sistema de escapamento se deteriorar. Devido à condensação causada pelo aquecimento e esfriamento, o silenciador e os defletores internos podem falhar internamente. Mesmo que o silenciador não tenha fugas, um tubo perfurado deteriorado na câmara de escapamento de um silenciador pode criar estouros irritantes durante o funcionamento normal do veículo. Danos nos tubos da câmara de escapamento poderiam requerer a substituição do silenciador ou a fixação de novos tubos para restaurar o sistema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível