×
Loading ...

Defumador caseiro de carnes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A carne defumada é um ótimo petisco de churrasco, requer menos monitoramento do que a grelhada e ainda proporciona mais sabor. A fumaça produzida pela lenha cozinha a carne indiretamente, gerando um sabor extra, o qual pode ser variado ao utilizar diferentes tipos de madeira. A defumação é fundamental para qualquer amante de carnes grelhadas. Por sorte, o defumador caseiro é um projeto fácil e barato.

Defumador caseiro de carne (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Considerações

Cuide do seu defumador caseiro como se fosse uma grelha. Mantenha animais e crianças pequenas afastadas e lembre que a temperatura dentro do equipamento é elevada. Coloque o defumador ao nível do chão, preferencialmente sobre tijolo ou concreto para reduzir o risco de incêndio. Além dos suprimentos comuns de grelha, como pinças ou escova, use luvas térmicas para tocar no equipamento. Utilize um termômetro digital para monitorar a temperatura no interior do defumador, que deve ser de aproximadamente 107 °C.

Loading...

Defumador simples

O tipo de defumador caseiro mais simples que você pode fazer é o defumador de lata de lixo, chamado assim porque é feito a partir de uma lata de lixo de alumínio com tampa. Suprimentos adicionais necessários incluem lenhas, uma caixa metálica para segurar os pedaços de madeira, uma placa elétrica quente, uma furadeira e uma grelha de churrasqueira a ser encaixada dentro da lata de lixo, sem que deslize para baixo.

Para fazer esse defumador, faça um furo de 3 a 5 cm na lateral da lata, acima da base. Disponha as lenhas afiadas longe das bordas do buraco. Coloque o prato quente dentro da lata de lixo, e depois passe o cabo de energia através do buraco criado. Fure dois ou três pequenos furos na tampa para ventilação. Encha a lata com as lenhas e coloque-as diretamente sobre a placa quente. Quando você estiver pronto para defumar a carne, cubra o defumador, conecte-o à tomada e monitore a temperatura com o termômetro. Quando a temperatura chegar a 225 °C, coloque a carne na grelha, cubra com a tampa e aguarde. Novas lenhas deverão ser alimentadas a cada 60-90 minutos. O ideal é sempre usar as luvas de proteção térmica para pegar a caixa metálica, jogar as madeiras queimadas na pilha de lixo e adicionar novas.

Caixa defumadora

Se você tiver ferramentas e experiência com construção, poderá construir uma caixa defumadora com painéis de estanho nervurado. Esse tipo de defumador também fica sobre uma chapa quente com lascas de madeira agrupadas na base para gerar fumaça.

Pegue três painéis de tamanho idênticos para formar as partes traseira e laterais do defumador. Também será necessário um painel para a frente. Prenda-os usando um martelo e rebites no topo, base e meio. Antes de instalar a porta, monte um cavalete pouco acima do meio para posicionar uma grelha de churrasqueira para sua carne.

Fixe o painel frontal, usando um conjunto de dobradiças e um mecanismo de trava. Separe duas chapas menores para formar o topo e a base do defumador. Esse tipo de defumador é mais desafiador de fazer, mas é também mais fácil de lidar durante a defumação. Quando for o momento de abastecer a lenha ou checar a carne, você precisará apenas abrir a porta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...