Mais
×

Como usar um defumador elétrico

Atualizado em 23 maio, 2018

O defumador elétrico é um utensílio bem útil, mas, para adicionar sabor à sua carne, você deve usá-lo com planejamento. Defumadores a lenha ou a carvão dão um sabor natural através da fumaça; já os elétricos requerem salmouras ou técnicas de tempero alternativas. A maior vantagem de um defumador caseiro é poder programar a temperatura e o tempo.

Faisão defumado é uma delícia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Modelos de defumadores

Utilize um defumador em formato de caixa para maior eficácia e controle; eles possibilitam que você controle a temperatura e são capazes de defumar grandes peças de carne. Os cilíndrico são mais baratos, porém, são mais difíceis de operar. Utilize um defumador com ajuste de temperatura em ambientes fechados -- defumar ao ar livre dificulta consistentemente a determinação do tempo do preparo.

Salmoura

Coloque a carne de molho em uma salmoura para dar sabor. Há vários tipos de salmouras para diferentes tipos de carne. A salmoura também ajuda a umedecer a carne, prevenindo que seque no defumador. Cortes grandes devem ficar por alguns dias de molho, enquanto os pequenos podem ficar por apenas doze horas. Use sal para manter a suculência da carne.

Tempero

Enxágue a carne e tempere antes de defumar. Deixe secar ao ar livre. O tempero grudará na umidade enquanto a carne é defumada. Use temperos amadeirados para um sabor especial. Tempere a gosto, mas não use muito para evitar que forme uma crosta.

Lenha e carvão

Utilize um defumador elétrico em uma caixa de madeira para dar um sabor natural. A caixa de madeira possibilita também que você adicione aparas de madeira e carvão. A fumaça não cozinhará a carne, mas ajudará no sabor. A caixa facilita muito a obtenção de sabores especiais. Use nogueira, carvalho, faia e algaroba.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article