Como defumar um lombo de porco utilizando um defumador caseiro

Escrito por angela baird | Traduzido por samir daura

O defumador caseiro costuma ser identificado por uma pequena edificação construída com blocos de concreto ou madeira, usado para defumar a carne com a fumaça. Os defumadores modernos são geralmente elétricos e projetados para reduzir a velocidade do cozimento do alimento por meio do controle da temperatura. O lombo de porco defumado pode ser mantido por um longo período sem refrigeração, mantendo mesmo assim um sabor agradável. Usar um defumador caseiro é muito simples, além de ser uma forma de poupar dinheiro, permitindo-lhe preparar as suas receitas de carnes. Faça os alimentos com os sabores desejados, escolhendo o tempero de sua preferência para ser utilizado na carne de porco a partir do uso de diferentes tipos de madeira no equipamento.

Instruções

  1. 1

    Abra o regulador de temperatura localizado no telhado do defumador caseiro e preaqueça-o girando o marcador para baixo. A temperatura inicial desejada é de 54° C. Vire o marcador para cima um pouco de cada vez, a fim de alcançar essa temperatura.

  2. 2

    Umedeça a serragem de madeira escolhida para criar a fumaça. Use a serragem recomendada para o seu defumador caseiro. Geralmente ela é comprada diretamente do fabricante do equipamento. A quantidade de água utilizada determina a quantidade de fumaça que será feita. A fumaça em excesso pode prejudicar a qualidade da carne. Você não será capaz de retirar a água para fora da serragem se apertá-la entre os dedos indicador e polegar.

  3. 3

    Coloque o lombo de porco preparado no defumador, já decorado com temperos a seu gosto e com o termômetro inserido na parte mais espessa da carne sem tocar o osso ou a gordura. Qualquer tamanho de lombo é aceitável, desde que o peso não exceda o limite do equipamento e o tempo de cozimento esteja ajustado em relação ao peso do alimento.

  4. 4

    Embale a serragem úmida de maneira firme na panela fornecida, criando um pequeno buraco com o dedo, no centro, a fim de propiciar calor por meio da passagem do ar pela serragem. Esse calor latente formado é importante para criar a fumaça. Coloque a panela dentro do defumador, feche a porta e gire o mostrador de temperatura para a opção alta.

  5. 5

    Abaixe a temperatura do equipamento de maneira gradual, assim que o defumador começar a expelir fumaça de modo constante pela chaminé. A temperatura ideal para defumar a carne é entre 60 e 62° C.

  6. 6

    Tampe a chaminé, deixando-a cerca de 1/4 aberta.

  7. 7

    Aumente um pouco a temperatura do defumador a cada uma hora e meia até que ela esteja por volta de 107 a 115° C. Essa é a temperatura máxima para defumar o lombo de porco, devendo ser mantida até que a carne atinja ao menos 87° C internamente. Muitas vezes, essa tarefa poderá levar cerca de 12 horas ou mais, dependendo do peso do alimento.

  8. 8

    Retire a carne do defumador. Puxe-a com o auxílio de dois garfos e desfrute do seu sabor.

Dicas & Advertências

  • Procure por receitas de família que utilizem a carne suína defumada para encontrar os melhores sabores. Procure também por dicas de como defumar a carne em livros de culinária, revistas ou pela internet.
  • Leia e siga todas as instruções do seu defumador, incluindo as orientações de capacidade. Colocar muita carne no equipamento poderá aumentar o tempo de cozimento, danificando-o.
  • Não deixe de prestar atenção no defumador caseiro enquanto ele estiver em uso, evitando riscos de incêndio ou queimar a carne.

O que você precisa?

  • Serragem de madeira
  • Termômetro remoto para carne
  • Temperos
  • Garfos

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível