Mais
×

Como defumar peixe em casa com o líquido defumador

Atualizado em 17 abril, 2017

Geralmente, o peixe defumado é comprado, feito em casa ou em câmaras de defumação. O sabor defumado é transmitido através da queima de pedaços de lenha, como o carvalho e o elmo, no defumador. O líquido defumado é uma maneira de transmitir o sabor para o peixe sem ter que colocá-lo em defumação. Depois de aplicar o líquido, asse ou grelhe a carne.

Instruções

Durante milhares de anos, os povos defumam os peixes para conservá-los (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Faça uma salmoura ou marinada. Existem muitas receitas diferentes para salmoura e marinadas de peixes em livros de receitas e na Internet; como o nome indica, todas as receitas de salmoura têm sal. Ela é tradicionalmente usada com peixes defumados. Algumas das receitas também incluem açúcar mascavo e outros ingredientes, como a pimenta.

  2. Passe o defumador líquido no peixe ou misture-o com salmoura ou água marinada. A técnica utilizada irá variar de receita para receita.

  3. Coloque o peixe na salmoura ou água marinada e deixe-o descansando. O tempo nessa etapa do processo irá variar de acordo com a receita. Geralmente, o peixe fica por pelo menos duas horas. Porém, ele pode ficar até 36 horas.

  4. Grelhe ou asse o peixe. Algumas receitas pedem que o forno esteja em baixa temperatura, de modo que ele seja cozido durante horas. Outras, no entanto, pedem que ele seja cozido em uma temperatura de 190ºC por dez a 12 minutos. Na grelha, eles podem ficar em temperaturas semelhantes.

O que você precisa

  • Peixe (preferencialmente os gordurosos, como salmão ou truta)
  • Receita de salmoura ou marinada
  • Forno ou grelha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article