×
Loading ...

Como fazer degraus com dormentes

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os dormentes são uma opção de material bastante natural para fazer degraus de escadas externas em estilo rústico. Eles são resistentes à ação do tempo e bem grandes, isso significa que não apodrecem por causa da água da chuva ou se desgastam facilmente. Na verdade, os degraus feitos com esse material podem ajudar a evitar o afundamento em locais onde as pessoas passam pisando com força. O trabalho de colocar os dormentes no lugar depende do projeto que cada um tem em mente. O certo é que a estrutura construída durará mais tempo se você compreender todas as noções básicas de como o trabalho deve ser feito. Tome bastante cuidado ao cortar os dormentes. Quando muitos deles estão velhos, costumam vir com pedras, pedaços de metal ou outros objetos rígidos agarrados neles e isso pode representar perigo imediato.

Instruções

  1. Meça todo o perímetro da encosta onde você pretende colocar os degraus, dobre a medida e compre dormentes o suficiente para cobrir toda a área. Depois meça a largura que será a escada.

    Loading...
  2. Determine qual será a quantidade de degraus. Fique sabendo que quanto mais degraus ela tiver, mais longa e menos íngreme será a estrutura. Assim que tiver tomado a sua decisão, multiplique o número de degraus pela largura do perímetro e compre a quantidade necessária de dormentes.

  3. Use a motosserra para cortar os dormentes de acordo com as medidas. Corte as peças devagar, use óculos de proteção, luvas, botas de segurança e calças para fazer esse trabalho.

  4. Use a pá para cavar as covas onde ficará cada um dos degraus. Comece pela parte mais alta e vá descendo. Dessa forma você não precisará cavar mais que o necessário. Feito isso, coloque três dormentes no lugar. Isso quer dizer que dois ficarão nas laterais e um na parte da frente.

  5. Preencha cada um dos lances de três peças da escada com cascalho ou pedregulho para ajudar a manter a forma dos degraus.

  6. Continue fazendo a escada do mesmo modo, até chegar à parte baixa da encosta. Verifique se os degraus estão firmes no lugar à medida que for terminando-os. Caso encontre pontos onde a terra está afundando, coloque mais cascalho nesses locais.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Motosserra
  • Carrinho de mão
  • Cascalho ou pedregulho

Referências

Loading ...
Loading ...