×
Loading ...

Como deixar um alto-falante estéreo mais potente

Um alto-falante mais eficiente pode converter mais potencial elétrico em som do que um menos potente. Todas as formas de amplificar o volume de um alto-falante estéreo têm a ver com fornecer mais energia ao aparelho, o que pode ser feito através de um amplificador mais potente ou cabos de conexão melhores. Pode-se também utilizar a acústica natural de um ambiente a seu favor.

Instruções

Alto-falantes de home theater normalmente possuem uma impedância de oito ohms (Gary Cornhouse/Digital Vision/Getty Images)
  1. Verifique as informações de voltagem e a impedância de seu alto-falante estéreo. Tais informações de voltagem são dadas tanto para picos quanto para uso contínuo. Voltagem de pico significa que o alto-falante pode utilizar aquela energia por um período muito curto de tempo; já a contínua pode ser tranquilamente usada o tempo todo. A voltagem contínua é abreviada como RMS (raiz quadrada média, em inglês), devido a fórmula através da qual é calculada. A impedância é medida em ohms e, quanto menor a impedância, mais energia será passada do amplificador ao alto-falante. Muitos destes aparelhos estéreos possuem oito ohms de impedância e devem ser conectados a amplificadores com esta mesma característica.

    Loading...
  2. Aumente a energia que chega do amplificador providenciando um que produza mais Watts por canal. Assim como com os alto-falantes, sua voltagem é indicada como de pico ou contínua. A contínua deve ser a preferencial. Por exemplo, se estiver tentando utilizar um alto-falante de 100 Watts em conjunto com um amplificador que produz apenas 50 Watts por canal, o alto-falante nunca poderá ser tão alto quanto é capaz. Arrume um amplificador com saídas que combinem com as indicações de seu alto-falante. Note que, se você exceder o limite de potência de seu alto-falante, ele pode acabar sendo danificado. Se tiver um que atinja 50 Watts e seja conectado a um amplificador de 100 Watts por canal, seu alto-falante ficará mais alto, mas o excesso de energia irá destruí-lo futuramente. Utilizar pouca potência em alto-falantes elimina os riscos de danos.

  3. Atualize o cabo entre o alto-falante e o amplificador. Isto aumentará levemente o volume, mas, se o cabo estiver velho ou danificado, interferirá na energia que passa do amplificador ao aparelho. Um cabo de calibre 14 e núcleo sólido elimina o máximo de impedância possível.

  4. Posicione os alto-falantes para tirar vantagem da acústica da sala. Coloque-o em uma quina ou alcova de forma que qualquer som radial seja redirecionado para o meio do local.

Loading...

Dicas

  • Se você não quiser comprar um sintonizador estéreo completamente novo, pode adquirir um amplificador separado e conectá-lo entre o sintonizador e os alto-falantes.

Aviso

  • Não tente utilizar um alto-falante de baixa impedância em um amplificador não apropriado para ele. Isto acaba superaquecendo o amplificador e danificando-o.

Referências

Loading ...
Loading ...