Mais
×

Como deixar um banheiro pequeno e escuro mais iluminado?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Banheiros pequenos e escuros podem existir até nas melhores casas. Seja devido ao esquema de cores ou à falta de luz natural, esse é um problema comum, mas que pode ser resolvido com alguns truques de decoração. Às vezes, basta uma nova pintura, luz ou arrumação da bagunça para deixar o banheiro com uma cara nova.

Instruções

Deixe um banheiro pequeno e escuro mais iluminado adicionando cores claras ao esquema de decoração (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Comece tirando a bagunça do banheiro. Ao remover itens que estejam ocupando espaço nas prateleiras, armários e no chão, você deixa o banheiro bem mais iluminado. Guarde qualquer coisa que não seja absolutamente necessária, incluindo decorações, toalhas extras e produtos de higiene pessoal. Encontre outro lugar para guardar as coisas que não serão usadas diariamente -- as toalhas podem ser facilmente trocadas conforme forem usadas.

  2. Observe as paredes e o chão. Quando o assunto é pintura e pisos, mais brilhante nem sempre é melhor para banheiros pequenos -- porém, mais claro sim. Se as paredes tiverem cores fortes ou escuras, considere pintá-las de uma mais clara. Pisos escuros ou com mosaicos também podem deixar o local sombrio; se trocá-los não for uma opção, use um tapete claro.

  3. Leve em conta a iluminação do banheiro. Iluminação insuficiente e lâmpadas ruins podem deixar um cômodo que já é escuro ainda pior. Substitua as lâmpadas ou adicione novas fontes de luz. No mínimo, tenha uma fonte de luz no teto e outra acima da pia; instale arandelas na parede se ainda estiver muito escuro. Às vezes, simplesmente usar uma lâmpada de voltagem maior pode ajudar, porém não se esqueça de verificar se elas possuem a voltagem adequada para uso na sua casa.

  4. Remova cortinas escuras ou estampadas. Cortinas de janela claras e finas preservam sua privacidade enquanto permitem a entrada da luz natural. Uma cortina de chuveiro de tecido claro e fino reflete bem luzes artificiais e naturais, deixando o banheiro com uma sensação de que é mais espaçoso.

  5. Substitua armários escuros por versões menores e mais claras. Experimente usar armários mais finos e altos para criar um visual mais elegante, preservando o espaço de armazenamento, ou um pedestal na pia se isso não for um problema. Você pode pintá-los se substituí-los não for uma opção.

Dicas

  • Se estiver pintando ou reformando o banheiro para deixar o espaço mais claro, não exagere nos acessórios quando a tinta secar e novos itens forem instalados. Muitos acessórios deixam o local parecendo menor, mais escuro e lotado. Use no máximo uma ou duas decorações principais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article