Mais
×

Como deixar a casa mais bonita e fresca para o calor

Prepare sua casa para o verão
Fuse/Fuse/Getty Images

Introdução

Essa sensação você já conhece. Temperaturas altas, cansaço no corpo, desidratação e uma vontade enorme de se atirar em uma piscina. É o calor que, a cada ano que passa, volta mais e mais insuportável. As altas temperaturas também exigem cuidados especiais para sua saúde e a da sua família. Será que sua casa está preparada para o calor que está chegando no próximo verão? Coloque essas dicas em prática e deixe sua casa mais confortável e bonita. Aí é só aproveitar o calor.

Catherine Murray/iStock/Getty Images

Luzes apagadas

As lâmpadas são um problema chato de resolver no verão. Precisamos de luz, mas esses dispositivos contribuem para deixar o ar ainda mais quente. A saída é usar o bom senso, e de quebra poupar energia. Durante o dia, desligue as luzes. Só as utilize quando escurecer. Também é importante trocar as lâmpadas incandescentes por florescentes, que aquecem menos e gastam menos energia. Ligue os aparelhos eletrônicos apenas quando for usá-los. Mesmo na função stand by os aparelhos geram calor. Você vai sentir o frescor no ambiente e também no bolso.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Esvazie a casa

Tapetes, móveis e cortinas contribuem para que a sensação térmica em sua casa suba mais do que o normal. Isso acontece porque esses objetos absorvem muito calor. A dica é esvaziar a casa ao máximo para deixar o ar circular. Cortinas com tons escuros nas janelas devem ser substituídas por tons mais claros. Se a temperatura estiver muito elevada, cubra portas e janelas para que o calor não seja projetado para dentro de sua casa.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Janelas opostas

No auge do calor, a criatividade é a melhor alternativa para driblar as altas temperaturas. A regra, antes de tudo, é fazer o ar circular o máximo possível. Para isso, tente abrir duas janelas opostas (ou uma porta e uma janela, por exemplo). Isso fará com que o ar esteja sempre circulando. É a melhor opção para deixar o ar mais limpo e fresco. A renovação constante do ar fará uma tremenda diferença. Faça o teste.

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Longe dos mosquitos

O calor costuma atrair insetos indesejados como moscas e pernilongos. Para ficar longe deles, opte por uma mosquiteira nas janelas de sua casa. Com elas, você pode deixar as janelas de sua casa abertas até mais tarde. De quebra, não vai se incomodar com zumbidos insuportáveis nas noites de verão.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Plantas naturais

Aproveite que você está adaptando sua casa para o verão e deixe-a ainda mais bonita. Para isso, uma boa pedida é decorar seu cantinho com plantas naturais. Ao entrarmos em um ambiente repleto delas é possível sentir certo frescor no ar. Você já deve ter tido essa sensação. Isso acontece porque as plantas liberam oxigênio durante o dia. Além disso, elas trazem mais harmonia para o ambiente. Há apenas uma contra-indicação: plantas nos quartos não são recomendadas porque liberam dióxido de carbono durante a noite.

poligonchik/iStock/Getty Images

Espelhos

O reflexo produzido por espelhos proporciona um ambiente naturalmente mais claro para sua casa. Isso contribui para o menor uso de luz, o que ainda o ajuda a economizar na conta de energia elétrica. A dica é espalhar espelhos por lugares estratégicos de sua casa e renovar o ambiente. Além de clarear áreas escuras, o uso inteligente dos espelhos contribui para dar a sensação de profundidade. Eles duplicam o espaço e trazem mais frescor para sua casa.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Cortinas especiais

No que diz respeito às cortinas, a principal sugestão é trocar os tons escuros por tons claros. Deixe-as fechadas nas horas mais quentes do dia para diminuir a entrada de calor. Opte por cortinas de tecidos leves, feitas com fios finos. Persianas especiais ajudam a reduzir a passagem do calor externo e permitem a boa circulação do ar. Dependendo da temperatura, outra saída é usar um blecaute nas janelas, o que contribui para maior isolamento térmico.

pasmal/amanaimagesRF/amana images/Getty Images

Ervas pela casa

Espalhe ervas aromáticas pela casa, principalmente no parapeito de janelas. Ervas como hortelã e manjericão cumprem uma dupla função: além de servirem como uma pequena cortina verde, elas exalam um aroma que dá a sensação de frescor. Além disso, você pode aproveitar as ervas em sua alimentação. Hortelã é muito indicada para sucos e saladas. E o manjericão fica ótimo em massas, por exemplo.

M-KOIZUMI/iStock/Getty Images

Água fresca

Entre as mais importantes recomendações durante tempos de calor está, sem dúvida, a necessidade de hidratação. Além de termos que ingerir bastante líquido, água fresca é indicada também para a decoração da casa. Fontes de água ajudam a umidificar o ambiente e trazem boas vibrações ao lar, promovendo a calma e a tranquilidade graças ao som relaxante da água fluindo. Garrafas de cerâmica e porcelana são uma boa pedida para ter água fresquinha para tomar a qualquer hora do dia.

poligonchik/iStock/Getty Images

Cores claras

Ao pintar sua casa, tenha em mente que cores claras contribuem não só para uma sensação de tranquilidade, como também para refrescar seu lar. Paredes de tons claros são naturalmente mais frescas, pois refletem a luz e retêm menos calor. Uma pintura nova pode fazer diferença na sensação térmica e deixar sua casa ainda mais bonita.