×
Loading ...

Como deixar a casca do pão mais dourada

Atualizado em 17 abril, 2017

Fazer seu próprio pão caseiro é uma experiência satisfatória, que enche sua casa com uma ótimo aroma. As padarias profissionais têm fornos para pães que diferem dos fornos domésticos em vários aspectos e que criam uma casca melhor e de cor mais intensa. Apesar de poder ser inviável instalar um forno profissional em sua casa, é possível obter muitas condições parecidas com algumas técnicas simples e usando itens que você já possui na cozinha.

Instruções

Pães artesanais podem ser feitos em casa seguindo algumas técnicas simples (bread image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
  1. Coloque a pedra de pizza no fundo do forno. Ela ajuda a gerar um calor igual por todo o forno.

    Loading...
  2. Coloque uma frigideira de ferro na grade de baixo do forno. Isso também ajudará a garantir uma temperatura bem distribuída pelo forno, e ela será enchida com água para por mais vapor no ambiente.

  3. Instale um termômetro externo para fogões para monitorar a temperatura. Alguns fogões domésticos podem não ter o termostato calibrado e assim devem ser equipados com esse item.

  4. Preaqueça o forno à temperatura apropriada para a receita de pão.

  5. Umedeça a massa de pão com um pouco de água e jogue um pouco de farinha sobre ela.

  6. Coloque a massa em uma travessa de vidro. Não use uma forma de alumínio, pois ela pode ter uma superfície brilhante que pode refratar parte do calor e atrapalhar na formação da casca.

  7. Coloque a massa no forno pre-aquecido com um pouco de água e alguns cubos de gelo na frigideira e imediatamente feche o forno. Essa umidade no forno, nos primeiros minutos em que o pão está assando, é essencial no desenvolvimento de uma casca crocante e dourada.

Loading...

O que você precisa

  • Termômetro de forno
  • Pedra de pizza
  • Frigideira de ferro
  • Água
  • Cubos de gelo
  • Massa de pão
  • Farinha de trigo
  • Travessa de vidro

Referências

Loading ...
Loading ...